terça-feira, 17 de maio de 2011

Três crianças são internadas por dia com intoxicação em SP

Ingestão de medicamentos como antibióticos e antiepilépticos estão entre as principais causas de intoxicações

Levantamento produzido pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo traz um alerta aos pais. Só no ano passado, 1.231 crianças menores de 12 anos foram internadas por intoxicação no Estado de São Paulo. Isso equivale que, a cada dia, três crianças são internadas por esse motivo.

Segundo o estudo, houve 406 casos de ingestão de medicamentos por crianças em 2010, representando 32,98% das internações de crianças por intoxicação. Desse grupo de ocorrência, os remédios de ação antiepiléptica compõem 21,67% dos casos, seguido dos psicotrópicos (11,82%) e dos antibióticos (11,08%).

“Guardar medicamentos em locais inadequados pode exercer atração visual nas crianças, o que as deixa mais exposta a esse tipo de acidente”, afirma Sérgio Sarrubo, diretor do hospital estadual Darcy Vargas, unidade de referência em atendimento infantil em São Paulo.

Substâncias tóxicas e/ou venenosas provocaram 714 casos, representando 58% do fluxo de internações infantis por intoxicação. Entre os principais agentes tóxicos estão o contato com animais peçonhentos (32,63%) e substâncias corrosivas (9,38%).

"A atenção com as crianças deve ser redobrada, já que alguns acidentes com animais peçonhentos tendem a ser mais graves entre elas. É importante que as crianças andem sempre calçadas e evitem áreas com acumulo de lixo, entulho e madeira", afirma o diretor do Hospital Vital Brazil do Instituto Butantan, Carlos Medeiros.

Também foram registrados 111 casos de internações relacionadas à intoxicação alimentar, o que representa 9,02% das ocorrências.

O Hospital das Clínicas da FMUSP, unidade ligada à Secretaria, mantém o Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox), serviço que oferece orientação em caso de emergência infantil provocado por exposição à intoxicação e envenenamento. O telefone de atendimento à população é 0800 01 48 110.

Nenhum comentário: