quinta-feira, 12 de maio de 2011

SP treina médicos da América Latina em técnicas modernas para tratar aneurismas

Hospital de Transplantes terá nesta 6ª transmissão ao vivo de neurocirurgias com utilização de método pouco invasivo

O Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo “Dr. Euryclides de Jesus Zerbini”, da Secretaria de Estado da Saúde, recebe nesta sexta-feira cerca de 30 médicos provenientes de toda América Latina para curso inédito de cirurgias neurovasculares utilizadas para tratar aneurismas e outras anomalias arteriovenosas cerebrais.

O objetivo é apresentar aos participantes – e disseminar pelos países - as mais recentes técnicas pouco invasivas e a microcirurgia, já implantadas no hospital.
Haverá transmissão ao vivo de neurocirurgias. Os procedimentos utilizarão métodos endovasculares em que o paciente é operado com um pequeno furo feito, geralmente, próximo à virilha. Através desta incisão, entra o material cirúrgico que irá percorrer os vasos do paciente.

A técnica endovascular oferece mais conforto ao usuário e reduz o tempo de internação. O processo pós-operatório também é mais curto, permitindo que a pessoa volte cedo às atividades diárias. Além disso, os gastos com hospitalização e medicamentos com cada paciente são menores. Há casos, porém, que ainda precisam ser tratados pelo método convencional, em que há abertura do crânio.

“A incidência destas patologias graves e que podem levar a morte é maior ainda quando há fatores de risco como hipertensão, colesterol alto e o tabagismo. Por isso a importância de abordar o tema e apresentar aos médicos tratamentos mais avançados”, destaca Arthur Cukiert, coordenador do serviço de Neurologia e Neurocirurgia do hospital.

Entre as doenças vasculares mais comuns está o aneurisma cerebral, que é a dilatação anormal de uma artéria do cérebro. Quando este vaso se rompe ocorre um vazamento de sangue no órgão podendo levar o paciente a morte. Esta ruptura é mais comum entre os 40 e 50 anos de idade.

“Somos o único hospital público que possui um grupo integrado de neurocirurgiões microvasculares e endovasculares trabalhando no mesmo serviço e oferecendo todos os métodos existentes com resultados similares aos dos melhores centros mundiais”, completa o especialista.

O Hospital de Transplantes do Estado realiza mais de 20 neurocirurgias micro e endovascular por mês. O endereço é avenida Brigadeiro Luís Antonio, 2.651, Jardim Paulista.

Data e horário das cirurgias:
13 de maio - 10h / 15h30

Nenhum comentário: