quinta-feira, 5 de maio de 2011

Top para novas mães ajuda no contato pele a pele com seus bebês

Roupa estilizada entregue às pacientes da maternidade estadual Leonor Mendes de Barros

Um top estilizado, feito de malha com elastano, irá vestir as novas mamães da maternidade estadual Leonor Mendes de Barros, da Secretaria de Estado da Saúde, na zona leste da capital. A ideia do chamado “top maternal” é, por intermédio de uma roupa adequada para as parturientes, propiciar a colocação dos recém-nascidos pele a pele com suas mães. Este contato íntimo pode trazer inúmeros benefícios, como acalmar o bebê, normalizar sua respiração e batimentos cardíacos, assegurar a manutenção térmica da criança e estimular a alimentação, entre outros.

O lançamento do “top” surgiu a partir de uma experiência feita pela equipe de Jovens Acolhedores do hospital, que confeccionou 250 peças do modelo improvisando meia-calça cortada. O resultado foi considerado um sucesso e, por isso, o corpo de voluntariado do hospital decidiu implantar o top para as novas mães.

Agora, todas as mulheres admitidas na maternidade estadual Leonor Mendes de Barros receberão gratuitamente o “top maternal” para utilização no pré parto, parto e pós parto, podendo, inclusive, usar o item em suas casas, após a alta.

“A idéia é tornar possível que o bebê fique com sua mãe logo após o parto, evitando a separação imediata e intervencionista”, explica a Rosemeire Sartori de Albuquerque, diretora do serviço de enfermagem obstétrica.

A expectativa é que dessa forma haja maior vínculo entre mãe e filho, o que auxilia no desenvolvimento psicomotor do recém-nascido. Segundo Rosemeire, o “top maternal” é considerado como um potencial mecanismo para a promoção do aleitamento materno precoce.

A maternidade estadual Leonor Mendes de Barros fica na avenida Celso Garcia, 2.477, Belém, zona leste da capital.

Nenhum comentário: