segunda-feira, 9 de maio de 2011

Campanha de vacinação contra gripe entra na última semana

Idosos, gestantes e crianças entre 6 e 23 meses de idade devem receber a dose até sexta-feira

A campanha de vacinação contra a gripe termina na próxima sexta-feira, dia 13, no estado de São Paulo. Balanço da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo aponta que as gestantes têm a menor adesão entre os três grupos principais incluídos na campanha deste ano. Menos de 30% das grávidas haviam sido imunizadas até a última quinta-feira.

Os postos de saúde abrem das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Na capital, as salas de vacina do Instituto Pasteur (avenida Paulista, 393) e dos terminais rodoviários do Tietê e da Barra Funda funcionam das 8h às 20h. O hospital estadual Emílio Ribas (avenida Dr. Arnaldo, 156, Cerqueira César) também vacina em horário estendido, das 7h30 às 18h30.

A Secretaria pretende imunizar 5,5 milhões de paulistas contra a gripe nesta campanha, entre crianças de 6 a 23 meses de idade, idosos com 60 anos ou mais e gestantes. A vacinação também vale para profissionais da saúde e indígenas.
As doses da campanha sazonal também irão imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009. Pela primeira vez, parte das doses de vacina contra a gripe foram produzidas integralmente no país, pelo Instituto Butantan, órgão da pasta.

“É importante que também as gestantes compareçam aos postos de saúde. A vacina da gripe não tem nenhuma contraindicação para mulheres grávidas. Pelo contrário. Lembramos que, durante a pandemia de gripe A H1N1 houve um índice preocupante de mortes entre as gestantes e por isso elas foram incluídas no grupo prioritário da vacinação”, diz Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.

Nenhum comentário: