segunda-feira, 30 de maio de 2011

Saúde mede nível de contaminação e dependência de fumantes nesta 3ª

Ação, no Páteo do Colégio, incluirá avaliação odontológica para identificar possíveis lesões pré-cancerígenas relacionadas ao tabagismo

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo promove nesta terça-feira, 31 de maio, Dia Mundial Sem Tabaco, uma ação especial no centro de São Paulo para alertar a população sobre os riscos do cigarro e de outros produtos derivados do tabaco.

Das 10h às 15h, profissionais do Cratod (Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas) estarão no Páteo do Colégio distribuindo folhetos informativos para orientar a população. Também haverá avaliação odontológica, para identificação de possíveis lesões pré-cancerígenas causadas pelo cigarro, cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC) das pessoas e aula de alongamento orientada por um técnico em educação física da unidade.

Durante a ação, também serão realizados testes específicos para medir os níveis de dependência em tabaco e outras drogas. Para os casos que apresentarem alto risco de dependência, será oferecido encaminhamento a serviços especializados que oferecem tratamentos gratuitos.

“Apesar dos fumantes saberem que o cigarro é a causa de cânceres, infartos, enfisemas e outras doenças que podem levar a morte, muitas deles não conseguem largar a dependência. Por isso aproveitaremos o Dia Mundial Sem Tabaco para reforçar o alerta”, diz Stela Regina Martins, diretora do Programa de Atenção ao Tabagista do Cratod.

Nenhum comentário: