terça-feira, 31 de maio de 2011

Franca tem a melhor farmácia pública do Estado

Unidade recebe nota 9,56 em pesquisa de satisfação respondida por 204 mil usuários do SUS

A cidade de Franca, no interior paulista, tem a melhor farmácia pública de medicamentos especializados do Estado de São Paulo. É o que aponta a mais recente Pesquisa de Satisfação dos Usuários dos SUS (Sistema Único de Saúde), promovida pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo com a participação de 204,4 mil pacientes, entre julho e dezembro de 2010.

O objetivo do projeto é monitorar a qualidade de atendimento e a satisfação do usuário, reconhecer os bons prestadores, identificar possíveis irregularidades e ampliar a capacidade de gestão eficiente da saúde pública. Pela primeira vez, a pesquisa contemplou a avaliação dos pacientes que retiram medicamentos especializados em farmácias públicas.

Os usuários receberam formulários e puderam encaminhar suas respostas por meio de carta, internet e telefone, avaliando quesitos como tempo de espera para receber o medicamento, disponibilidade dos remédios nas farmácias e satisfação com o atendimento prestado pelos funcionários das unidades. Cada formulário respondido gerou uma nota.

A farmácia do Departamento Regional de Franca recebeu 9,56 (veja os cinco primeiros abaixo). A unidade eleita como a melhor do Estado de São Paulo atende uma média de 550 pacientes, vindos de 22 municípios da região, e dispensa cerca de 250 medicamentos para doenças de alta complexidade.

“A avaliação dos pacientes que retiram medicamentos gratuitamente nas farmácias do Estado é um instrumento importante para que possamos aperfeiçoar cada vez mais a logística de entrega e o adequado atendimento aos usuários”, afirma o Secretario de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri.

Ranking e notas das 10 melhores farmácias públicas de medicamentos especializados, eleitas pelos usuários SUS/SP

1º - Farmácia do Departamento Regional de Saúde de Franca – 9,564
2º - Farmácia do Ambulatório Regional de Saúde Mental de Presidente Prudente – 9,560
3º - Farmácia do Departamento Regional de Saúde de São José do Rio Preto – 9,500
4º - Farmácia Medex do Instituto de Infectologia Emílio Ribas (São Paulo) – 9,458
5º - Farmácia Medex de Marília – 9,420

Nenhum comentário: