segunda-feira, 23 de maio de 2011

Saúde convoca doadores de sangue antes da chegada do inverno

No período mais frio do ano, estoques chegam a cair 30%

Faltando pouco menos de um mês para a chegada do inverno, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo decidiu convocar a população paulista para doar sangue antes do início da estação mais fria do ano.

O objetivo é garantir que não haja redução nos estoques dos hemocentros do Estado, uma vez que, no inverno, costuma haver redução média de 30% nos estoques dos hemocentros do Estado.

Além disso, no mês de julho, devido às férias escolares, aumenta o fluxo de veículos nas estradas e, consequentemente, há maior risco de acidentes e de feridos necessitando de sangue nos hospitais.

“A disposição para sair de casa nos dias mais frios é muito baixa. Com isso perdemos potenciais doadores. Antes de a temperatura cair mais, pedimos que a população aproveite estes últimos dias de maio e o início de junho para doar sangue, ajudando a salvar vidas”, destaca Oswaldo Donini, coordenador da Hemorrede da Secretaria.

Para doar sangue é necessário ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50kg, estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas que antecedem a doação.

A Fundação Pró-Sangue, órgão da Secretaria, possui quatro postos de coleta na capital. Para facilitar a doação, o posto Clínicas atende todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados. Fica na avenida Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1º andar. Funciona de segunda a sexta das 7h às 19h e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h.

A lista dos postos de coleta de todo o Estado pode ser consultada no site da Secretaria: www.saude.sp.gov.br. Os dias e horários de funcionamento dependem de cada unidade.

Nenhum comentário: