terça-feira, 17 de maio de 2011

SP lança movimento para incentivar prevenção do câncer

Mobilização tem como objetivo estimular os paulistas a dedicar um dia para a realização de exames que podem detectar doença precocemente

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), ligado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, lança nesta terça-feira, 17 de maio, o movimento “Doe 1 Dia”, para mobilizar e incentivar a população paulista quanto à importância da realização de exames preventivos que podem detectar o câncer.

Realizada em parceria com a Agência África e o jornal Folha de S. Paulo, a mobilização, que já conta com o apoio da Federação das Associações Comerciais de São Paulo (Facesp), tem como objetivo estimular a doação de um dia a ser dedicado para a realização de exames e, assim, diagnosticar de forma precoce um possível tumor, a exemplo dos de pulmão, mama, colo de útero e pele.

O objetivo é, inclusive, levar o movimento aos ambientes profissionais, para incentivar empresas de diferentes segmentos a orientarem seus funcionários a buscarem encaminhamento médico para realização dos exames preventivos.

“Há pessoas que deixam de realizar exames por falta de hábito, por medo do resultado ou por falta de informação. Com o envelhecimento da população, é importante que a população se conscientize sobre a importância da prevenção contra o câncer. Por isso a ideia da campanha”, diz o secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri.

Pelo o site www.doe1dia.org.br, a população paulista terá acesso a informações sobre o movimento e conhecerá os principais tipos de câncer e as medidas a serem tomadas para a prevenção e tratamento.

“O quanto antes o tumor for detectado, maiores serão as chances do sucesso no tratamento”, conclui o secretário.

Nenhum comentário: