quinta-feira, 26 de maio de 2011

Reprodução assistida para soropositivos atende 100 casais em 1 ano

Um casal conseguiu engravidar e outros 20 estão prestes a realizar seus sonhos

O Ambulatório de Reprodução Assistida instalado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo no Centro de Referência em DST/Aids acaba de completar um ano de existência com 100 casais atendidos, 20 em fase de tentativa de gravidez e uma gestação, de um mês, em curso.

Parceria com o Centro de Reprodução Assistida (Crase) da Faculdade de Medicina do ABC, o serviço é destinado a casais soropositivos e sorodiscordantes (em que um dos parceiros, normalmente o homem, é soropositivo). Trata-se do primeiro do gênero com atendimento SUS (Sistema Único de Saúde) do Brasil.

O programa permite aos casais reduzirem ao máximo a chance de transmissão vertical ou mesmo de que ocorra infecção entre os parceiros. Na quase totalidade dos serviços de reprodução assistida no Brasil, o fato de ser portador de HIV é um critério de exclusão dos pacientes.

Nos casos de casais em que ambos são soropositivos, é programada inseminação artificial após a aplicação da técnica de lavagem de esperma. No caso em que o homem é soropositivo e a mulher, não, também é feita a inseminação artificial após a lavagem de esperma. Nos casais em que apenas a mulher é soropositiva é realizada a inseminação artificial.

Para Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual DST/Aids-SP, o ambulatório é um direito dos portadores de HIV/aids que querem ser pais. "As pessoas vivendo com HIV têm direito a uma decisão consciente sobre ter ou não ter filhos, e devem fazê-lo o mais informadas possível quanto a perspectiva de infecção de seus bebês e parceiros(as) soronegativos no momento da concepção", completa.

O serviço localiza-se no Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP e atende pacientes de todo o Estado de São Paulo. Funciona todas as sextas-feiras, a partir das 7h. Casais que desejam se inscrever no ambulatório podem ligar para : (11) 5087-9889.

Nenhum comentário: