segunda-feira, 30 de maio de 2011

Crianças já podem tomar segunda dose da vacina contra a gripe

Para ficarem totalmente protegidos, menores de dois anos devem receber duas doses, com intervalo de 30 dias

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo inicia nesta segunda-feira, 30 de maio, a aplicação da segunda dose da vacina contra a gripe para crianças entre 6 e 23 meses de idade em todo o Estado. O intervalo entre as doses é de um mês.

Balanço da pasta aponta que 727 mil crianças receberam a primeira dose da vacina desde 25 de abril, data de início da campanha. O número representa 80,5% do total de imunizados nesta faixa etária. Mas para ficarem totalmente protegidas contra as complicações do virus Influenza, causador da gripe, as crianças devem receber duas doses.

Em todo o Estado foram vacinados cerca de 5 milhões de paulistas, entre crianças, gestantes, idosos, profissionais de saúde e indígenas. Os municipios que não atingiram a meta de 80% de cobertura prorrogaram automaticamente a vacinação, e prosseguem oferecendo as doses até 10 de junho.

Este é o primeiro ano que as crianças participam da vacinação contra a gripe. As doses da campanha sazonal também protegerão a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009. Pela primeira vez, parte das doses de vacina contra a gripe foi produzida integralmente no país, pelo Instituto Butantan, órgão da pasta.

“Os pais e responsáveis pelas crianças têm que estar conscientes da importância de proteger os pequenos contra as complicações da gripe por meio de uma ação simples e gratuita”, afirma Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.

Os postos de saúde abrem das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Na capital, as salas de vacina do Instituto Pasteur (avenida Paulista, 393) e dos terminais rodoviários do Tietê e da Barra Funda funcionam das 8h às 20h, incluindo finais de semana e feriados.

Nenhum comentário: