terça-feira, 24 de maio de 2011

Por carta, alunos dão ‘força’ a crianças internadas em hospital estadual

Projeto do hospital Darcy Vargas, na capital, estimula a humanização do atendimento no ambiente hospitalar, levando mensagens de esperança

Em plena era das redes sociais na internet, uma ideia bem simples acalenta os dias de quem está hospitalizado no hospital estadual Darcy Vargas, unidade da Secretaria de Estado da Saúde, referência em atendimento infantil.

Por meio do projeto “Correspondência”, crianças e adolescentes internados trocam cartas com os estudantes da Escola Estadual Prof. Adolfo Tripule, localizada no bairro de Vila Sonia, zona sul da capital.

As cartas – produzidas durante as “Classes Hospitalares”, programa de acompanhamento pedagógico para que não haja a perda do ano letivo da criança hospitalizada, carregam consigo mensagens de esperança e de força a quem luta para vencer um período de doença.

“A produção de carta é uma ótima oportunidade para se discutir a escrita e a construção de canal de comunicação, bem como auxilia no trabalho de resgate da autoestima da criança internada”, afirma o diretor do hospital, Sérgio Sarrubo.
Segundo ele, as correspondências despertam também a sensibilidade dos alunos da escola estadual, que podem discutir de forma lúdica, durante a aula, o cotidiano de um tratamento.

O fluxo de produção de carta é livre tanto aos hospitalizados no Darcy Vargas quanto aos estudantes da escola estadual. A escolha do remetente é feita por meio de uma lista que trazem dados como o nome da criança hospitalizada, idade e série escolar.

Algumas crianças mantém contato com o seu destinatário após o período de internação.
O hospital deixa em aberto ao paciente a possibilidade de indicar o endereço de casa para troca de correspondência e também mantém as cartas encaminhadas após hospitalização em um arquivo para acesso futuro. Se a criança concordar, suas cartas são expostas em jornal mural localizado na brinquedoteca do hospital.

O hospital estadual Darcy Vargas está localizado na Rua. Dr. Seráfico de Assis Carvalho, 34 – Morumbi.

Nenhum comentário: