quinta-feira, 15 de março de 2012

Robô e exames em 3D guiam cirurgias cardíacas complexas em hospital estadual

Sala híbrida do Instituto Dante Pazzanese é a primeira do país construída em um centro cirúrgico, utilizando tecnologia moderna para apoio diagnóstico de pacientes operados

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo entregou nesta quinta-feira, 15 de março, a primeira sala híbrida do país construída em um centro cirúrgico. O novo serviço, no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, permite que exames feitos com imagens de alta resolução e em 3D ajudem a guiar cirurgias cardíacas complexas, incluindo as coronarianas e vasculares. Os exames e procedimentos cirúrgicos serão realizados em um único local.

Com investimento de R$ 4,5 milhões e ocupando um espaço de 130 m2, a nova sala híbrida reúne o aparato de um centro cirúrgico ao uso de um equipamento de ponta na área de diagnóstico: o Artis zeego, um robô alemão que executa até oito diferentes movimentos.

O equipamento, que pesa 3.500 kg e é composto por uma mesa cirúrgica inclinável e oito monitores, produz imagens diagnósticas sofisticadas, que proporcionam à equipe médica maior amplitude terapêutica, diminuição do grau de invasão de procedimentos cirúrgicos e maior segurança na conduta terapêutica.

Com possibilidade de realizar quase 1.000 procedimentos ao ano, o robô que compõe a sala híbrida do Dante ainda permite importar imagens diagnósticas de exames anteriores realizados pelo paciente, para ajudar na condução do procedimento.

A sala híbrida do Dante Pazzanese contará com a atuação de uma equipe multidisciplinar, composta por cinco médicos intervencionistas, dois cirurgiões, um anestesista, um especialista em tomografia, três especialistas em ecografia e um médico clínico. Entre os pacientes a serem atendidos estão idosos, portadores de doenças degenerativas e crianças cardiopatas.

“A sala híbrida é uma iniciativa pioneira na saúde pública do Estado de São Paulo, que alia o que há de mais moderno na área de tecnologia médica a uma das principais equipes de atendimento na área de cardiologia do país”, afirma Giovanni Guido Cerri, secretário de Estado da Saúde.

O Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia fica na avenida Dante Pazzanese, 500, Ibirapuera, zona Sul da capital paulista.

Um comentário:

Camila disse...

É muito importante para o governo para ajudar os hospitais a ter tecnologia. um tem que tomar cuidado com problemas cardíacos. eu vou todos os anos para exames em cardiologia centro. recomendo ir uma vez por ano e exames gerais.