quarta-feira, 7 de março de 2012

Hospitais estaduais têm programação especial no Dia da Mulher

Exames e atividades gratuitas de saúde e lazer, debate com personalidades e homenagens às funcionárias estão entre as atividades que acontecem nesta quinta-feira

Hospitais estaduais da capital paulista prepararam uma programação especial para marcar o Dia Internacional da Mulher, nesta quinta-feira, 8 de março.

Dança, alongamento, autoexame das mamas e dicas sobre alimentação saudável e beleza serão algumas das atividades oferecidas na data pelo Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Aberta ao público, as oficinas acontecerão das 10h às 14 horas, no Prédio dos Ambulatórios (andar térreo), por onde circulam diariamente cerca de 10 mil pessoas.

Além disso, às 11h, os participantes também poderão realizar aula de dança circular, com duração de 30 minutos. No encerramento das atividades, o Instituto Central do HC ainda realizará sorteio de brindes.

No hospital estadual Pérola Byington, a atriz Nicete Bruno, a jornalista Monica Waldvogel e a delegada Rosmary Corrêa estão entre as convidadas do fórum “Desafios da Mulher no Século 21”, que acontecerá a partir das 9h na unidade. Cerca de 100 pessoas deverão participar do evento.

A maternidade estadual Interlagos promoverá, das 8h às 17h, exames gratuitos de papanicolaou, aferição de pressão arterial e atualização de doses da caderneta de vacinação para as mulheres no ambulatório da unidade, entre outras atividades.

Já o Instituto de Infectologia Emílio Ribas preparou uma série de atividades que mudará a rotina das mulheres que trabalham na unidade. Às 9h, haverá palestra com a advogada Isabel Cristina Kovacs Santos sobre violência contra mulher e seus direitos perante a justiça.

Às 13h, um grande coral formado por mais de 40 funcionárias da limpeza do Emílio Ribas apresentará canções para homenagear a alma feminina. Os funcionários homens farão a entrega das rosas para as mulheres.

Também haverá sorteios de prêmios (kits de maquiagem, dia de beleza em estúdio de cabeleireiro, artigos para utilidades do lar), almoço especial (festival de massas), oficinas de beleza, argiloterapia, reiki, auriculoterapia, técnicas de penteado, orientação nutricional e aferição de pressão arterial para as funcionárias da instituição.

“Os hospitais estaduais entraram no clima desta data tão importante. Além do atendimento médico rotineiro, também darão atenção especial e merecida às mulheres”, diz Giovanni Guido Cerri, secretário de Estado da Saúde de São Paulo.

O Instituto Central do HC fica na avenida Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 255, Cerqueira César, bairro onde também está o Instituto de Infectologia Emílio Ribas, situado à avenida Dr. Arnaldo, 165. O hospital estadual Pérola Byington fica na avenida Brigadeiro Luis Antônio, 683, Bela Vista. O ambulatório da maternidade estadual Interlagos se localiza à rua Guaiuba, 312, Cidade Dutra.

Nenhum comentário: