sexta-feira, 30 de março de 2012

Saúde reúne 20 mil pessoas para megacaminhada na Paulista

Mobilização do Programa Agita Mundo acontece neste domingo, às 8h30, para celebrar o Dia Mundial da Atividade Física; concentração ocorre no Masp

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo deverá mobilizar neste domingo, 1º de abril, cerca de 20 mil pessoas em uma grande caminhada na avenida Paulista para sensibilizar a população sobre a importância da realização de atividades físicas regulares como forma de combater o sedentarismo, prevenindo doenças como hipertensão, diabetes e obesidade.

Com concentração a partir das 8h30 atrás do Masp (Museu de Arte de São Paulo), a caminhada do “Agita Mundo” seguirá até o estacionamento da Assembleia Legislativa. As primeiras 5 mil pessoas receberão um kit composto por camiseta e bexiga.

Os participantes serão acompanhados durante todo o percurso por três trios elétricos, que também chamarão os moradores da região para se juntar ao grupo. Na Assembleia os participantes da caminhada ainda poderão permanecer por mais uma hora para participar de uma sessão de ginástica.

O Agita Mundo é um programa que nasceu em São Paulo, batizado Agita São Paulo, e desde 2002 foi adotado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como referência em ação de promoção da saúde. O programa, realizado pela Secretaria em parceria com o Celafiscs (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul), estimula que a população adulta acumule 30 minutos de atividades físicas, cinco dias por semana.

“Esta é uma iniciativa muito importante para sensibilizar a população sobre a necessidade da realização de atividades físicas como meio de prevenção de doenças decorrentes ao sedentarismo”, esclarece o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Giovanni Guido Cerri.

Outras atividades

Na segunda-feira, 3 de abril, às 8h, no Auditório Nobre da Associação Paulista de Medicina (Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 278 – 9º andar), será realizado o “9º Encontro de Boas Práticas em Promoção da Atividade Física”. A iniciativa apresentará ações realizadas em todo o Estado para a promoção da atividade física e da saúde em diversos setores da sociedade civil.

Por fim, no dia 6 de abril, a Secretaria mobilizará os internautas a realizarem uma espécie de “caminhada virtual”. A partir das 10h, os usuários podem postar nas redes sociais e em e-mails particulares mensagens que expressem a importância da adoção efetiva de um estilo de vida mais ativa e a indignação em relação ao sedentarismo.

De acordo com pesquisa divulgada no ano passado pela OMS, o sedentarismo é o quarto maior fator de risco de mortalidade no mundo, responsável pela morte de cerca de 3,2 milhões de pessoas por ano em todo o planeta.

Nenhum comentário: