sexta-feira, 30 de março de 2012

Alto Tietê ganha dois novos centros de referência para pacientes com câncer

Com investimento de R$ 11,5 milhões, serviços irão funcionar em hospitais estaduais de Mogi das Cruzes e Guarulhos, com padrão Icesp

A Secretaria de Estado da Saúde vai adotar o padrão do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), melhor hospital público do Estado segundo pesquisa de satisfação promovida pela pasta com 204 mil pacientes de 630 hospitais conveniados ao SUS (Sistema Único de Saúde), para implantar dois novos centros de referência em oncologia na região do Alto Tietê.

Com investimentos de R$ 11,5 milhões, os dois novos serviços irão funcionar no Hospital de Clínicas Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes, e no Hospital Geral de Guarulhos. Os dois centros contarão com apoio científico, tecnológico e de protocolos clínicos do Icesp, maior centro especializado em oncologia da América Latina.

No Luzia, além das cirurgias oncológicas, já realizadas na unidade, será implantado serviço de quimioterapia e, num segundo momento, o de radioterapia. O Hospital de Guarulhos será referência para quimio e radioterapia. A medida integra a política de regionalização da saúde, que busca permitir que os pacientes sejam atendidos e tratados mais próximos de suas residências.

No Hospital Luzia de Pinho Melo, que deve receber o Serviço de Quimioterapia, já existe uma área praticamente pronta para início das atividades, necessitando apenas de pequenas adequações e com possibilidade de ampliações. O atendimento à população deve ser iniciado nos próximos cinco meses. Com o novo centro, a previsão é que o Luzia atenda cerca de 1.500 novos pacientes por ano.

Já no Hospital Geral de Guarulhos, que vai abrigar o Serviço de Quimioterapia e Radioterapia, as áreas para os dois tipos de procedimentos já estão prontas, com previsão de início de atividades em cerca de um ano. A previsão é que 1.260 novos pacientes sejam atendidos no ambulatório clínico e 1.200 tratamento de radioterapia por ano.

A região do Alto Tietê compreende 11 municípios e possui uma população de mais de 2,6 milhões de habitantes, com estimativa anual de 6,9 mil novos casos de câncer.

“Nosso compromisso é e sempre será com o atendimento regional, próximo das residências dos pacientes, mas com a qualidade e segurança necessárias para o tratamento, especialmente em relação à oncologia, uma área complexa que demanda serviços especializados e profissionais altamente capacitados”, afirma Giovanni Guido Cerri, secretário de Estado da Saúde de São Paulo.

Nenhum comentário: