quinta-feira, 8 de março de 2012

Hospital estadual dobra capacidade de reprodução assistida pelo SUS

Pérola Byington também amplia centro de diagnóstico de câncer de mama para duplicar o número de atendimentos de casos suspeitos

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo entregou nesta quinta-feira, 8 de março, as novas instalações dos centros de Reprodução Humana e de Diagnósticos em Mama do hospital estadual Pérola Byington,na capital paulista.

Foram investidos R$ 4,5 milhões em reformas e compra de equipamentos para os dois espaços, que agora terão capacidade de dobrar o número de atendimentos realizados gratuitamente à população.

No Centro de Reprodução Humana, onde funciona um laboratório de manipulação de gametas, são realizadas atualmente 300 fertilizações gratuitas por ano. Agora o serviço terá capacidade para até 600 procedimentos.

A expectativa é que as taxas de sucesso de gravidez chegue a 30%, número semelhante ao de renomadas clínicas privadas de fertilização. O Pérola é um dos poucos centros públicos do país que oferece tratamento a casais com problemas de fertilidade, com procedimentos de fertilização “in vitro” e injeção intracitoplasmática de espermatozoide.

Câncer de Mama

Já a ampliação do Centro de Diagnósticos em Mama do Pérola permitirá atender mais de 100 novos casos suspeitos de câncer de mama por dia, com resultados no mesmo dia e início do tratamento em no máximo 30 dias.

Trata-se de um serviço de alta resolutividade para mulheres com suspeita de câncer de mama. O local já atendeu mais de 45 mil mulheres e diagnosticou mais de 4.200 casos de câncer.

Com 15 salas, cinco mamógrafos, dois equipamentos de ultrassom e um de mamotomia, que permite realizar biópsias com precisão sem a necessidade de internação, o Centro de Diagnósticos em Mama vai ser o único no Brasil a permitir um tratamento integrado (entre diagnósticos e atendimentos) e também poderá servir de modelo para o treinamento de especialistas de todo o país.

“São dois importantes serviços na área de saúde da mulher, e que agora têm sua capacidade ampliada para atender pacientes de forma mais ágil e eficaz”, afirma Giovanni Guido Cerri, secretário de Estado da Saúde de São Paulo.

Nenhum comentário: