Unidade de alta resolutividade visa agilizar o diagnóstico e o tratamento da população usuária do SUS no Alto Tietê
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo inaugura oficialmente nesta sexta-feira, 30 de março, o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Mogi das Cruzes, o primeiro do Alto Tietê, que será referência de atendimento para 10 municípios: Mogi, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Salesópolis, Suzano, Arujá, Guararema, Poá, Itaquaquecetuba e Santa Isabel.
Além de oferecer consultas em 13 especialidades médicas, como ortopedia, cardiologia, dermatologia, otorrinolaringologia, entre outras, o ambulatório também irá realizar exames de apoio diagnóstico, como ultrassonografia, mamografia e endoscopia, além de outros serviços como fisioterapia, fonoaudiologia e pequenas cirurgias.
Desde o início de seu funcionamento, no dia 5 de março, o AME realizou 677 atendimentos. Quando estiver atendendo em sua capacidade plena, o ambulatório pode realizar, mensalmente, até 3.450 consultas médicas, 1.700 consultas não-médicas, 500 exames de apoio diagnóstico e 80 pequenas cirurgias. O número de atendimentos foi definido em parceria com os municípios, após análise das necessidades da região.
Assim como qualquer serviço de saúde, público ou particular, a implantação dos serviços no AME irá ocorrer gradativamente.
Construído pela prefeitura em uma área de 2,5 mil metros quadrados, o AME possui 18 consultórios médicos, 16 salas de exames e mais cinco salas destinadas para medicação, curativos, repouso e outros procedimentos.
No total, foram investidos pela Secretaria R$ 6,7 milhões para a compra de equipamentos e obras. Outros R$ 7,4 milhões, serão repassados ao longo do ano para custeio da unidade. O ambulatório será gerenciado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), via contrato de gestão firmado com a Secretaria.
Os AMEs são unidades de alta resolutividade, com modernos equipamentos, que oferecem consultas, exames e, em alguns casos, cirurgias em um mesmo local, proporcionando maior rapidez ao diagnóstico e ao tratamento dos pacientes e, consequentemente, desafogando os hospitais.
“A população do Alto Tietê conta agora com uma nova unidade que disponibilizará, em um mesmo local, consultas médicas e não médicas, além de modernos equipamentos para exames. Trata-se de um modelo de atendimento ambulatorial que tem como objetivo agilizar o diagnóstico e oferecer mais eficiência em serviços na área da saúde para esta região”, afirma Giovanni Guido Cerri, secretário de Estado da Saúde.
O AME Mogi fica na rua Engenheiro Eugênio Motta, 313, Jardim Santista, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19h. O atendimento é referenciado para pacientes encaminhados pelos municípios da região.
Especialidades médicas:
Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Dermatologia, Otorrinolaringologia, Endocrinologia, Neurologia, Nefrologia, Oftalmologia, Ortopedia, Pneumologia, Proctologia e Urologia.
Serviço de Apoio Diagnóstico:
Audiometria/Imitanciometria, Densitometria, Eletrocardiograma, Eletroencefalografia, Ecocardiografia/Doppler Vascular/Ultrassonografia; Eletroneuromiografia, Endoscopias, Espirometria, Mamografia, Nasofibroscopia, Holter/MAPA, Radiologia Simples, Teste Ergométrico, Estudo Urodinâmico, Exames Oftalmológicos (tonometria, teste ortóptico, campimetria, mapeamento de retina, biometria ultrassônica, ultrassom ocular, ceratometria, ceratoscopia, retinografia)
Outros Serviços:
Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Pequenas Cirurgias
sexta-feira, 30 de março de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário