quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

SP desenvolve teste inédito para diagnóstico preciso de diarreia

Kit produzido no Instituto Butantan será capaz de apontar os três tipos mais comuns da doença em crianças, indicando o tratamento correto

Um estudo pioneiro desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Bacteriologia do Instituto Butantan, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, descobriu que é possível diagnosticar a diarreia de forma mais precisa. Um kit será capaz de detectar os três tipos de diarreia que acometem crianças de até cinco anos.

As E. coli diarreiogênicas são responsáveis por 30% dos atendimentos relacionados à viroses em hospitais do País, podendo causar, se não tratado corretamente, insuficiência renal e até mesmo levar o paciente a óbito.

Os resultados são obtidos a partir de um teste sensível e específico capaz de destacar qual bactéria está contida nas fezes do paciente, potencializando suas chances de cura. Rapidez na detecção, baixo custo de produção e eficácia são as três vertentes mais importantes do produto.

O teste é simples e rápido. Um papel é inserido nas fezes do paciente e a detecção é feita por meio de traços que vão surgindo no material, semelhante a um teste de gravidez. Cada nova linha que aparece representa um tipo diferente da doença.

“A criação desse teste será de suma importância para o diagnostico correto nas crianças acometidas pelo problema, além de facilitar e precisar o tratamento”, diz Roxane Piazza, Bioquímica do Laboratório de Bacteriologia do Instituto Butantan.

O kit está em fase final de adequação e a expectativa é que o produto esteja disponível em até dois anos.

Nenhum comentário: