terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Hospital do Mandaqui ganha 150 leitos e amplia atendimentos em até 70%

Além de melhorias na infraestrutura, maior hospital público da zona norte da capital dobra capacidade da UTI adulto

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo entregou nesta terça-feira, 7 de fevereiro, as obras de reforma e ampliação do Conjunto Hospitalar do Mandaqui, maior hospital público da zona norte da capital paulista. O número de leitos passa dos atuais 300 para 450.

Com investimentos de R$ 65 milhões em reformas, obras e novos equipamentos, o hospital agora terá sua capacidade de atendimentos de urgência e emergência à população ampliada em 67%, além de dobrar o número de leitos de UTI adulto e aumentar o número de cirurgias de 4,8 mil para 7,2 mil por ano.

Além da reforma para modernização de antigos pavilhões, também foi construído no Complexo uma nova área, com 8,4 mil m², que inclui áreas de internação geral com 150 leitos, auditório para 104 pessoas, salas administrativas e um heliponto para recebimento dos resgates aéreos que proporcionará maior agilidade para os casos de traumatologia encaminhados para a unidade.
Mais de 20 mil m² de área passaram por obras em todo o complexo hospitalar.

No Pavilhão Miguel Pereira, edifício principal do complexo que abriga em seus sete andares as unidades de internação geral, diagnósticos, pronto atendimento, pronto-socorro e centros cirúrgicos e obstétricos, além da modernização das áreas já existentes, foram criados mais nove consultórios para atendimento, oito salas cirúrgicas e oito boxes para atendimento a traumas. As áreas de internação e os quartos de trabalho de parto também foram ampliados.

No edifício principal ainda foi implantada uma moderna área para a realização de exames de endoscopia, colonoscopia e broncoscopia e uma unidade de diagnósticos por imagem que poderá aumentar a capacidade de produção de exames internos e externos do hospital em até 40%.

Com a reforma, os leitos de UTI adulto passam de 22 para 44, além de mais sete leitos de UTI infantil, totalizando 13. O centro cirúrgico também foi ampliado, e de 6 passa a ter 10 salas modernas e equipadas.

A ampliação do Mandaqui, juntamente com a contratação de novos profissionais, que está em andamento, permitirá aumentar o número de consultas de pronto-socorro de 15 mil para 25 mil por mês.

A área infantil também foi reformulada e agora conta com enfermarias exclusivas para crianças, com até 15 anos, vítimas de trauma, uma sala de aula e uma brinquedoteca destinada à realização de atividades lúdicas.

Além do Pavilhão Miguel Pereira e da nova área construída, a portaria principal, os alojamentos dos funcionários e o sistema de geradores também foram reformados.

“O Conjunto Hospitalar do Mandaqui é um serviço de grande importância para a cidade de São Paulo, sendo referência, principalmente, nos atendimentos de urgência e emergência para vítimas de acidentes graves. Esta reforma é fundamental para modernizar e ampliar a assistência prestada à população”, afirma Giovanni Guido Cerri, secretário de Estado da Saúde de São Paulo.

Nenhum comentário: