quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Estoques da Pró-Sangue estão críticos e saúde estadual convoca doadores

Fundação responsável pelo abastecimento de 128 hospitais na capital e Grande SP registrou queda de 30% nas doações em janeiro e pede ajuda da população para garantir bolsas no período do Carnaval

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo decidiu convocar os paulistas para que doem sangue antes do Carnaval. O receio da pasta é que durante o período de folia os estoques de bolsas de sangue comprometam até mesmo a realização de cirurgias.

Os estoques da Fundação Pró-Sangue, órgão da Secretaria responsável pelo abastecimento de 128 hospitais na capital e Grande São Paulo, registraram queda de 30% em janeiro, período de férias, e encontram-se em níveis críticos.

Trata-se de um índice extremamente crítico no que diz respeito aos padrões de regularidade da manutenção dos estoques da Fundação, órgão vinculado à Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo responsável pelo abastecimento de 128 hospitais da rede pública da Região Metropolitana.

"É fundamental que a população faça as doações antes do feriado de Carnaval para evitar que os estoques caiam ainda mais e possibilitando a realização de cirurgias de urgências", afirma Osvaldo Donini, coordenador da Hemorrede.

A Pró-Sangue nesse momento necessita de doadores de todos os tipos de sangue. Algumas ações como a convocação de doadores por telefone, e-mail e SMS foram tomadas. Na semana passada uma campanha de doação de sangue nas empresas foi lançada, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, com disponibilização de coletas externas. Mas o apoio da população, doando sangue nos postos de coleta da Pró-Sangue, é fundamental para a rápida regularização dos estoques.

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, alimentado, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto. É recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ter ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apto à doação.

Mais informações no site da Pró-Sangue: www.prosangue.sp.gov.br ou pelo Alô Pró-Sangue 0800-550300.

Posto Clínicas
Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155 - 1º andar – Cerqueira César 2ª a 6ª, das 7 às 19h; sábados e feriados das 8 às 18h 2º e 4º domingos de cada mês, das 8 às 18h Estacionamento gratuito subterrâneo – Garagem Clínicas

Posto Dante Pazzanese
Av. Dante Pazzanese, 500 – Ibirapuera
2ª a 6ª, das 8 às 17h e sábado, das 8 às 16h

Posto Castelo Branco
R. Ari Barroso, 355 – Osasco
2ª a 6ª, das 8 às 17h e sábado, das 8 às 16h

Posto Mandaqui
Av. Voluntários da Pátria, 4.227 – Mandaqui 2ª a 6ª, das 12 às 18h

Posto Barueri
Rua Ângela Mirela, 334, térreo – Barueri 2ª a 6ª, das 8 às 16h

Nenhum comentário: