segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Dengue ‘despenca’ 95% em janeiro no Estado de SP

Balanço preliminar da Secretaria de Estado da Saúde aponta 129 casos autóctones no primeiro mês do ano, contra 2.562 no mesmo período de 2011

O número de casos de dengue no Estado de São Paulo diminuiu 95% em janeiro de 2012 na comparação com o mesmo período do ano passado. É o que aponta balanço preliminar da Secretaria de Estado da Saúde com base em boletim produzido pelo Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado (CVE).

No primeiro mês deste ano os municípios paulistas informaram, por intermédio do Sinan (Sistema de Informações de Agravos de Notificação), 129 casos autóctones (com transmissão dentro do estado). No mesmo período do ano passado houve 2.562 casos confirmados da doença.
O município de Pontal, no interior paulista, responde por 20,9% das infecções por dengue neste ano, com 27 casos notificados.

Dos 645 municípios do Estado de são Paulo, 590 não registraram nenhum caso da dengue em janeiro.

“É uma redução expressiva, mas não podemos baixar a guarda. O trabalho deve ser diário e contínuo, com a fundamental colaboração de todos os paulistas no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti”, diz o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Giovanni Guido Cerri.

Ações contínuas

A Secretaria investe anualmente R$ 40 milhões para ajudar os municípios paulistas no combate à dengue.

Em outubro do ano passado a pasta lançou o Plano Estadual de Intensificação das Ações de Vigilância e Controle da Dengue para o período 2011-2012, que trouxe novidades em relação às ações já executadas nos anos anteriores, como o treinamento “Express” de equipes médicas nos próprios serviços de saúde em 283 municípios considerados prioritários, além de apoio dos municípios em visitas casa a casa.

Em 2011 a Secretaria também promoveu uma semana estadual de combate à dengue e encaminhou 1,8 milhão de torpedos com mensagens de alerta sobre a doença, em parceria com a operadora de celular Vivo.

Nenhum comentário: