quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

SP lança hoje campanha para incentivar doação de sangue nas empresas

Proposta é levar postos volantes da Pró-Sangue para coleta nos locais de trabalho; Palácio dos Bandeirantes vira posto de coleta nesta quarta-feira

As secretarias de Estado da Saúde e da Casa Civil e o Fundo Social de Solidariedade lançam nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, uma campanha para incentivar a doação de sangue em empresas e instituições.

Cerca de 100 funcionários do governo do Estado de São Paulo, deverão doar sangue em posto volante da Fundação Pró-Sangue no Palácio dos Bandeirantes, a partir das 14h.

A proposta da ação é sensibilizar os empresários a para que acionem o serviço de coleta externa da Pró-Sangue, órgão da Secretaria responsável pelo abastecimento de 128 hospitais da capital e Grande São Paulo.

A coleta externa é disponibilizada por meio de agendamento prévio. Para receber o programa na instituição é imprescindível reunir grupos a partir de 100 pessoas, além de dispor de instalação adequada, provida de área bem ventilada e iluminada, de no mínimo 80 metros quadrados, com bebedouro e banheiros próximos. O local também deve ter mobiliário mínimo que inclua mesas, cadeiras e lixeiras disponíveis.

Atendendo aos pré-requisitos, os interessados devem fazer o agendamento com pelo menos dois meses de antecedência, para que o local seja vistoriado e aprovado por profissionais técnicos.

Na data da coleta externa a Pró-Sangue providencia a logística necessária para efetuar a coleta, disponibilizando van, uma equipe composta de médicos, enfermeiros, biologistas e auxiliares das áreas técnica e administrativa, além de lanche, cadeiras para doação e outros equipamentos.

“É um serviço muito importante, que oferece a estrutura necessária de um posto de coleta nos ambientes de trabalho, ajudando a salvar vidas”, afirma Osvaldo Donini, coordenador da Hemorrede da Secretaria.

O serviço de coleta externa da Pró-Sangue funciona às terças e quintas-feiras e os interessados devem entrar em contato com a Divisão de Medicina Transfusional da Pró-Sangue, para orientações técnicas sobre a infraestrutura e condições necessárias para a realização da coleta.

Mais informações pelo telefone (11) 3061-5544 (ramais 376 e 215), de segunda a sexta, das 7 às 13 horas ou por e-mail: coletaexterna@prosangue.sp.gov.br.

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, alimentado, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto. É recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ter ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes.

Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apto à doação.

O lançamento da campanha ocorrerá no hall nobre do Palácio dos Bandeirantes, que fica na avenida Morumbi, 4.500.

Nenhum comentário: