quarta-feira, 16 de maio de 2012

SP vai oferecer teste rápido de sífilis pelo SUS


Inicialmente foram capacitados 39 municípios para oferecer exame com entrega de resultado em até 15 minutos


A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo irá oferecer testes rápidos gratuitos para triagem de sífilis, doença sexualmente transmissível, pelo SUS (Sistema Único de Saúde) a partir de junho.

Inicialmente o Programa Estadual de DST/Aids capacitou profissionais de saúde dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Serviços de Assistência Especializada (SAE) de 39 municípios paulistas. Até o final deste ano serão capacitadas mais 50 cidades. A ideia é que até 2013 os testes rápidos de triagem de sífilis cheguem a todos os serviços de testagem do Estado, localizados em 145 municípios e funcionam como referências regionais.

A realização do teste é simples. Da mesma forma que ocorre com o teste rápido anti-HIV, retira-se uma amostra de sangue para análise, coletada por punção digital ou venosa. O resultado sai entre 10 e 15 minutos.

Segundo Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual DST/Aids, a implantação do teste rápido para triagem da sífilis contribuirá para a efetivação do Plano de Eliminação da Transmissão Vertical, que tem como meta eliminar a sífilis congênita em todo o Estado até 2015.“

A sífilis congênita persiste como importante problema de saúde pública, apesar da disponibilidade dos insumos e das informações técnicas para a sua prevenção”, afirma Maria Clara. “Trata-se de um agravo que pode ser totalmente evitado, caso a gestante e o seu parceiro sexual sejam diagnosticados e tratados adequadamente durante o pré-natal”.

No Estado de São Paulo, a taxa de prevalência de sífilis em parturientes de 15 a 49 anos de idade é de 1,6%. Além disso, 40% dos casos de sífilis congênita resultam em perdas fetais (abortos e natimortos). Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a eliminação da doença significa ter 0,5 casos em mil nascidos vivos. São Paulo mantém, como taxa de incidência, 1,92 casos em mil nascidos vivos.

O Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids mantém um serviço telefônico gratuito para tirar dúvidas da população sobre sífilis e demais doenças sexualmente transmissíveis. O telefone é o 0800-16-25-50 e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Lista de municípios com profissionais de CTAs e SAEs já capacitados para realização de teste rápido de sífilis

Americana
Arujá
Bauru
Bragança
Paulista
Campinas
Campos de Jordão
Carapicuíba
Cotia
Diadema
Ferraz de Vasconcelos
Franca
Franco da Rocha
Guarulhos
Itanhaém
Itapeva
Itapira
Itaquaquecetuba
Itatiba
Jaboticabal
Jundiaí
Lorena
Mauá
Olímpia
Osasco
Pederneiras
Poá
Ribeirão Pires
Rio Claro
Santa Barbara D'oeste
Santa Isabel
São Caetano do Sul
São Roque
Sorocaba
São Paulo
Taboão da Serra
Taquaritinga
Taubaté
Vargem Grande Paulista
Várzea Paulista

2 comentários:

Vitor Dias disse...

Como sempre, dentre as cidades, nenhuma do Vale do Ribeira, a região que o governo finge não fazer parte do estado de São Paulo.
As autoridades estaduais quer mais é que o povo do Vale do Ribeira se dane! Que morra de sífilis, afogados nas enchentes, que caiam em algum buraco das estradas mal conservadas.
O governo nos condenou ao eterno atrado em relação às demais regiões.

Vitor Dias disse...

Comentário corrigido:
Como sempre, dentre as cidades, nenhuma do Vale do Ribeira, a região que o governo finge não fazer parte do estado de São Paulo.
As autoridades estaduais querem mais é que o povo do Vale do Ribeira se dane! Que morra de sífilis, afogado nas enchentes, que caia em algum buraco das estradas mal conservadas.
O governo nos condenou ao eterno atraso em relação às demais regiões.