sexta-feira, 4 de maio de 2012

Sessões de Lian Gong e musicoterapia para idosos marcam início de vacinação contra gripe em SP


Abertura da campanha acontece neste sábado, dia 5, em centro de referência estadual na zona norte de SP, com presença da apresentadora Palmirinha; imunização também vale para gestantes e crianças menores de dois anos


Sessões de alongamento, Lian Gong (técnica baseada na milenar arte da fisioterapia chinesa) e musicoterapia para idosos com 60 anos ou mais marcarão o início da campanha de vacinação contra a gripe, neste sábado, 5 de maio, em São Paulo. A abertura oficial acontece às 9h30 em posto volante da Secretaria de Estado da Saúde no Centro de Referência do Idoso (CRI) da Zona Norte.

As atividades serão oferecidas para quem comparecer ao serviço para tomar a vacina no período da manhã, até as 12h30. Garota-propaganda da Secretaria de Estado da Saúde para a campanha deste ano, a apresentadora e culinarista Vovó Palmirinha participará do evento.

Até 25 de maio a Secretaria pretende imunizar contra a gripe 5,3 milhões de paulistas, número correspondente à meta de 80% dos 6,6 milhões de pessoas que compõem o público-alvo da campanha. Além dos idosos com 60 anos ou mais, a imunização é válida para gestantes, crianças a partir de seis meses e menores de dois anos, indígenas e profissionais de saúde do Estado.

Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a campanha também irá proteger a população contra outros dois tipos do vírus influenza: A H3N2 e B.

Para garantir abrangência da imunização, a campanha, que acontecerá até 25 de maio em todo o Estado, contará com mais de 7 mil postos de vacinação, entre fixos e volantes, além de 3,5 mil veículos, 32 ônibus e cinco barcos. Ao todo serão 41,6 mil profissionais da área da saúde, estaduais e municipais, envolvidos na ação.

Os postos de saúde fixos ficarão abertos das 8h às 17h, neste sábado e de segunda a sexta-feira, até o dia 25 de maio. Na capital as salas de vacina das rodoviárias do Tietê e da Barra Funda também abrirão aos sábados e domingos, das 8h às 20h. Em razão da reforma em sua sala de vacinação, o Instituto Pasteur, na avenida Paulista, não participará da campanha deste ano.

“Vale esclarecer que a vacina não provoca, de maneira nenhuma, gripe em quem tomar a dose, pois é feita de pequenos fragmentos do vírus que são incapazes de causar qualquer infecção. A imunização contra a gripe é fundamental para evitar complicações respiratórias decorrentes da doença, a exemplo de pneumonias”, afirma Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.

A lista dos postos de vacinação da capital e região metropolitana da Grande São Paulo pode ser acessada pelo site http://www.cve.saude.sp.gov.br/.

O Centro de Referência do Idoso da Norte fica na rua Augusto Tolle, 978, Santana, zona norte da capital paulista.

Nenhum comentário: