quinta-feira, 10 de maio de 2012

Mães dão exemplo e levam filhos para vacinar contra gripe


Em menos de uma semana de campanha, índice de cobertura chega a 35% das crianças; adesão de gestantes e idosos é menor

Balanço da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo aponta que as mães, pais e responsáveis estão dando o exemplo e levando seus filhos aos postos de saúde para tomarem a vacina contra a gripe. Desde o início da campanha, no último sábado, 5 de maio, 35,5% das crianças entre seis meses de idade e menores de dois anos já foram imunizadas.

No entanto, a adesão de gestantes e idosos é menor. A imunização proporcional atingiu, até agora, 24,2% das grávidas do Estado e 25,8% das pessoas com 60 anos ou mais.

Em números absolutos foram vacinados 318,9 mil crianças entre seis meses e dois anos, 1,2 milhão idosos e 108,5 mil gestantes desde sábado. Também receberam uma dose da vacina contra a gripe 86,5 mil trabalhadores da saúde e 2,5 mil indígenas, totalizando 1,7 milhão de paulistas vacinados até o momento.

A campanha de vacinação contra a gripe vai até o próximo dia 25 deste mês. A pasta pretende vacinar contra a gripe 5,3 milhões de paulistas, número correspondente à meta de 80% dos 6,6 milhões de pessoas que compõem o público-alvo da campanha.

Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a campanha também irá proteger a população contra outros dois tipos do vírus influenza: A H3N2 e B.

Para garantir abrangência da vacinação, a campanha conta com mais de 7 mil postos de vacinação, entre fixos e volantes, além de 3,5 mil veículos, 32 ônibus e cinco barcos. Ao todo serão 41,6 mil profissionais da área da saúde, estaduais e municipais, envolvidos na ação.

Os postos de saúde vão abrir das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, até o dia 25. Na capital as salas de vacina das rodoviárias do Tietê e da Barra Funda também abrirão aos sábados e domingos, das 8h às 20h. Em razão da reforma em sua sala de vacinação, o Instituto Pasteur, na avenida Paulista, não participará da campanha deste ano.

“Vale esclarecer que a vacina não provoca, de maneira nenhuma, gripe em quem tomar a dose, pois é feita de pequenos fragmentos do vírus que são incapazes de causar qualquer infecção. A imunização contra a gripe é fundamental para evitar complicações respiratórias decorrentes da doença, a exemplo de pneumonias”, afirma Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.

As crianças paulistas entre seis meses de idade e menores de dois anos deverão tomar duas doses da vacina contra a gripe. A segunda dose deverá ser aplicada um mês após a primeira. A medida vale para crianças que estiverem participando pela primeira vez da campanha de imunização, neste ano. Crianças que já foram levadas aos postos de saúde na campanha de 2011 só precisarão receber uma dose neste ano.

A imunização contra a gripe foi introduzida em 1999 no calendário do SUS (Sistema Único de Saúde), pelo Ministério da Saúde. A lista dos postos de vacinação da capital e região metropolitana da Grande São Paulo pode ser acessada pelo site http://www.cve.saude.sp.gov.br/.

Nenhum comentário: