terça-feira, 22 de maio de 2012

Instituto de Saúde lança livro sobre desenvolvimento profissional de trabalhadores do SUS


Obra será distribuída em bibliotecas e instituições de parceria com o Instituto
O Instituto de Saúde (IS) lançou o livro “As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no Desenvolvimento de Profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS)”. Organizada pela pesquisadora Maria Ângela Bianconcini Trindade, a publicação é composta de 13 artigos que refletem e resgatam o histórico e os resultados da introdução dos programas de Educação a Distância (EaD) no desenvolvimento profissional de trabalhadores do SUS, a partir do surgimento de plataformas que propiciam ambientes virtuais de aprendizagem e da experiência acumulada por universidades e escolas técnicas em seus programas de EaD.

O material foi produzido por diversos autores, como Paulo Henrique D’Ângelo Seixas, coordenador da Comissão de Desenvolvimento de Recursos Humanos de SES-SP, que assinou um artigo no qual relata a proposta da SES-SP de formar profissionais por meio da introdução das tecnologias de informação e comunicação no Sistema de Educação Permanente para o SUS-SP.

O objetivo da obra é agregar mais subsídios ao debate em torno da prática do ensino não presencial como um importante instrumento no processo de aprimoramento da gestão da saúde pública no Brasil. Os capítulos tratam de experiências de formação a distância de trabalhadores do setor da saúde e de reflexões teóricas sobre o tema.

O livro “As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no Desenvolvimento de Profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS)” será distribuído para as bibliotecas e instituições de pesquisa parceiras do IS, além de grupos de pesquisa ligados ao tema. A publicação também está disponível no site do IS para download.

Nenhum comentário: