segunda-feira, 21 de maio de 2012

SP ganha centro de medicina nuclear de padrão internacional


Unidade, no Instituto de Radiologia do HC, será uma das mais modernas em pesquisa por imagem molecular do país; pesquisas trarão contribuições para áreas de oncologia, cardiologia e neuropsiquiatria

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, unidade da rede pública estadual e maior complexo hospitalar da América Latina, entregou nesta segunda-feira, 21 de maio, as novas instalações do Serviço de Medicina Nuclear do Instituto de Radiologia (InRad-HCFMUSP). O investimento, do governo do Estado, foi de R$ 6,5 milhões.

Foram feitas obras de reforma nas áreas assistenciais, administrativas e de ensino e pesquisa. Os novos espaços permitirão atendimento mais integrado, com conforto e agilidade para pacientes, médicos e funcionários. No segundo pavimento foi criado um dos mais modernos centros de pesquisa em imagem molecular do Brasil, composto por oito laboratórios e um biotério para armazenamento de pequenos animais.

Esta área está equipada com um novo e moderno equipamento MICRO-PET-SPECT-CT multiusuário (Projeto FINEP), para pesquisas pré-clínicas em pequenos animais, em especial ratos e camundongos. Este equipamento (foto em anexo), junto com os laboratórios de apoio, somados ao Cíclotron (instalado no subsolo) e ao PET-CT (instalado no térreo), com as respectivas áreas de suporte, transformam o Serviço de Medicina Nuclear do InRad – HCFMUSP num centro de excelência em Medicina Nuclear e imagem molecular, nivelado aos maiores centros internacionais.

Com este novo Centro de Pesquisa, será possível, por exemplo, acompanhar os tumores em animais de laboratórios e efeitos de tratamentos experimentais em nível molecular, avaliando assim o potencial terapêutico de novas drogas em tempo real. A geração de conhecimentos neste campo permitirá trazer contribuições não apenas nas áreas de oncologia, como também em outras especialidades como a cardiologia e neuropsiquiatria.

“Este novo espaço representa um importante avanço na área de pesquisa, além da garantia de melhor atendimento aos pacientes, graças à reforma nas áreas assistenciais. As pesquisas em áreas como oncologia e cardiologia são fundamentais para a saúde da população”, afirma Giovanni Guido Cerri, secretário de Estado da Saúde.

Um comentário:

Camila disse...

Fui várias vezes para o hospital em São Paulo e eu acho que é um dos melhores do país. atenção é excelente eo equipamento é o modelo final. Estou feliz que você colocar uma sala de radiologia no centro, porque é muito importante que todos os moradores tenham acesso à saúde.