Ação no Conjunto Nacional inclui testes de dependência do tabaco e exames gratuitos nesta quarta-feira, Dia Nacional de Combate ao Tabagismo
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo promove nesta quarta-feira, 29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Tabagismo, uma série de ações para alertar a população sobre os riscos do cigarro e produtos derivados do tabaco.
Das 10h às 15h profissionais do Cratod (Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas), unidade da pasta, estarão no Espaço Cultural do Conjunto Nacional, na capital paulista, promovendo a campanha “Fumar: faz mal para você, faz mal para o planeta”.
As ações incluem distribuição de panfletos informativos, a exposição comparativa de dois pulmões estilizados, um de fumante e outro de não fumante, e avaliação odontológica para identificação de possíveis lesões pré-cancerígenas causadas pelo cigarro.
Também serão realizados exames como: aferição da pressão arterial, glicemia, hepatite C, colesterol, cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC), acompanhados por médicos, nutricionista e enfermeiros.
Durante a ação, ainda serão realizados o teste de Fargerstron, para avaliação do grau da dependência do tabaco e outras drogas, e o exame de monoximetria, que mede o nível de monóxido de carbono expirado. Para os casos que apresentarem alto risco de dependência será oferecido encaminhamento a serviços especializados para o tratamento.
“Ações como essas são importantes para conscientizar a população sobre os malefícios do tabaco, que é a principal causa de morte evitável segundo a Organização Mundial de Saúde, fonte de doenças graves como câncer, enfisema pulmonar e complicações cardíacas”, afirma a diretora do Cratod, Marta Jezierski.
Lei Antifumo
A Lei Antifumo completou três anos no último dia 7 de agosto, com 99,7% de adesão entre os estabelecimentos vistoriados, e apenas três estabelecimentos interditados. Um levantamento da Secretaria apontou que desde agosto de 2009, foram realizadas 726 mil inspeções e 1.885 multas foram aplicadas. O objetivo principal da legislação é combater o tabagismo passivo, terceira causa de morte evitável segundo a OMS, assegurando ambientes saudáveis e livres do tabaco.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário