quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Butantan descobre 17 novas espécies de aranhas

Projeto, iniciado há seis anos, é fundamental para entendimento da fauna regional e mundial

Pesquisadores do Laboratório Especial de Coleções Zoológicas do Instituto Butantan, órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, fizeram uma descoberta importante para a fauna mundial. Após seis anos de estudos na Mata Atlântica brasileira, foram identificadas e detectadas 17 novas espécies de aranhas.

Com investimento de mais de US$ 3 milhões, o projeto visa descobrir agora todas as espécies do animal da família Oonopidae.

O PBI Oonopidae, nome dado ao trabalho, já descreveu 1.016 aranhas desta espécie. Os pesquisadores acreditam que a espécie é composta por mais de 3.000 animais desta família, espalhadas pela Mata Atlântica brasileira e em várias partes do mundo que possuem vegetação semelhante.

“Essa descoberta é fundamental para o aumento da diversidade da fauna local e mundial, além do estudo dos venenos e da biologia dos animais”, explica o biólogo e pesquisador do Laboratório Especial de Coleções Zoológicas, Antonio Brescovit.

As novas espécies de aranhas pertencem ao mesmo gênero, o Predatoroonops, e foram batizadas em homenagem aos 25 anos do filme “O Predador”, do diretor John McTiernan. As espécies possuem a morfologia frontal da carapaça semelhante à cabeça do personagem do filme.

Nenhum comentário: