segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Icesp premia personalidades do país na luta contra o câncer

Pesquisadores da Unicamp e família Ermírio de Moraes receberam a láurea; evento aconteceu na manhã desta segunda-feira

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade da rede pública estadual e maior centro de oncologia da América Latina, promoveu na manhã desta segunda-feira, 6 de agosto, a entrega do Prêmio Octavio Frias de Oliveira, na capital com a participação do governador Geraldo Alckmin e do secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Giovanni Guido Cerri.

O evento, realizado em parceria com o Grupo Folha, teve como objetivo premiar a produção, o reconhecimento e a contribuição nacional na prevenção e combate ao câncer. A novidade deste ano é que a premiação foi entregue na data de aniversário de seu patrono, Octavio Frias.

Em sua terceira edição, a iniciativa reconhece e estimula as contribuições dos profissionais que estão constantemente comprometidos com a área oncológica, suas pesquisas e avanços. Neste ano, o prêmio foi concedido em duas categorias: Personalidade de Destaque e Pesquisa em Oncologia.

Na primeira categoria, o vencedor foi escolhido por uma comissão julgadora composta por membros do Icesp e do jornal Folha de S. Paulo, além de membros da sociedade comprometidos com o tema. O ganhador foi selecionado em meio a 13 nomes indicados por diversas instituições do Brasil. O premiado foi a família Ermírio de Morais, pelos recursos doados para a área oncológica e pela preocupação de seus membros em atuar ativamente em projetos filantrópicos, inclusive na área da saúde.

Na segunda categoria, foram mais de vinte trabalhos inscritos. Os vencedores foram 11 pesquisadores e professores da Unicamp, que investigaram os efeitos da obesidade no desenvolvimento e progressão do câncer de cólon, em modelo experimental.

Os escolhidos recebem uma premiação em dinheiro, no valor de R$ 8 mil, além de um certificado.

“Poder contar com diversas instituições públicas ou privadas e com cidadãos comprometidos com o câncer e seu controle é muito importante. Eles merecem, sim, nosso reconhecimento e respeito, que é o foco desse prêmio”, afirma o diretor geral do Icesp, Paulo Hoff.

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo fica na avenida Dr. Arnaldo, 251 – Cerqueira César.

Nenhum comentário: