terça-feira, 24 de abril de 2012

SP promove seminário sobre saúde na adolescência

Entre os temas em discussão estão a exposição do adolescente às drogas e ao álcool
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo promove nesta quarta-feira, 25 de abril, no Centro de Convenções Rebouças, o seminário “Adolescência: Etapas Percorridas – Desafio a Implantar”.

Durante o seminário serão discutidos temas como a exposição do adolescente às drogas e ao álcool, o atendimento ao adolescente no século 21 e a vacinação contra HPV, entre outros.

“Trata-se de uma importante oportunidade para a troca de conhecimento e de informações sobre o tratamento ao adolescente, a fim de resguardar a sua saúde e a sua integridade nos dias atuais”, afirma Albertina Duarte Takiuti, coordenadora do Programa de Saúde do Adolescente da Secretaria.

O Centro de Convenções Rebouças se localiza na Avenida Rebouças, 600 – Cerqueira César.

Adolescência: Etapas Percorridas – Desafio a Implantar
Programação

8h às 8h30:          Recepção
8h30 às 9h:          Desafios propostos – Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Ministério da Saúde, Sociedade de Ginecologia da Adolescência, Conselho da Condição Feminina, Secretaria da Juventude, Associação Mulheres pela Paz, Faculdade de Saúde Pública, Representantes Sindicais e Organização Panamericana de Saúde.
Coordenação de Mesa: Dra Muna Zeyn – Conselho da Condição Feminina do Estado de São Paulo.
9h às 12h:            O Adolescente Hoje

                            Vulnerabilidade e Integralidade – o que há de novo?
                            Prof. Dr. José Ricardo de Carvalho Mesquita Ayres – Médico, Livre Docente, Professor Titular e Chefe do Departamento de Medicina Preventiva da USP.
                            Adolescência e Transgressão
                            Prof. Dr. Francisco Baptista Assumpção – Médico, Psiquiatra, Mestre em Psicologia, Livre Docente e Professor Associado do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.
                            Adolescência, Drogas e Álcool – o que pode ser feito?
                           Dr. Arthur Guerra – Médico, Doutor em Psiquiatria, Professor Titular de Psicologia Médica e Psiquiatria da FM do ABC, Professor Associado do Departamento de Psiquiatria da FMUSP, Coordenador do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas da Faculdade de Medicina da USP.
12h às 13h30:       Almoço

13h30 ás 17h30:   Atendimento ao Adolescente no Sec. XXI
                            Coordenação de Mesa: Dra Verônica Coates – Profa. Titular de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Especialista em Adolescência, Membro do SAHM (Society for Adolescent Health and Medicine), Membro da Academia Americana de Pediatria e da Sociedade Brasileira de Pediatria.
                            Ética e Sigilo na abordagem à adolescência
                            Profa. Dra. Ligia de Fátima Nóbrega Reato – Médica, Livre Docente, Professora Titular da Disciplina de Hebiatria na Faculdade de Medicina do ABC.
                           Vacinação contra HPV: mitos e verdades
                           Profa. Dra. Maria Ignez Saito – Pediatra com Habilitação em Medicina de Adolescentes pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Professor Livre Docente pelo Departamento de Pediatria da Faculdade de Medina da USP. Membro da Comissão Científica do Programa de Saúde do Adolescente da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.
                           O Adolescente Masculino – abordagem do homem adolescente
                           Prof. Dr. Miguel Srougi – Médico, Professor Titular de Urologia na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
                           O Adolescente Feminino- abordagem da mulher adolescente
                           Profa. Dra. Albertina Duarte Takiuti – Ginecologista, Doutorado pela Universidade de São Paulo. Responsável pelo Ambulatório de Saúde do Adolescente no Hospital das Clinicas.Coordenadora do Programa Saúde do Adolescente da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Um comentário:

Jorge Ramiro disse...

Olá, eu estou contente que o Secretário de Estado de São Paulo fazer cursos e seminários sobre problemas específicos. Gostaria de saber se há uma página que lista todos os seminários e também queria saber se há alguma página com direcções para os vários médicos que estão em São Paulo, porque eu preciso de um especialista em urologia centro. Obrigado