quarta-feira, 25 de abril de 2012

Instituto de Psiquiatria do HC completa 60 anos com programação gratuita


Atividades abertas à população incluem encontros e palestras sobre temas ligados à saúde mental; instituto é palco das principais descobertas e avanços da Psiquiatria no Brasil

O Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, unidade da rede pública estadual e maior complexo hospitalar da América Latina, completa 60 anos nesta quinta-feira, 26 de abril, e convida a população a conhecer de perto o que faz, como faz e aonde pretende chegar.

A partir das 8h30, o Ipq abrirá suas portas para uma série de atividades, encontros e palestras gratuitas. Para participar, basta escolher o tema/atividade de interesse e comparecer ao Instituto. A programação completa pode ser acessada pelo portal http://www.hcnet.usp.br/, no link Cursos e Eventos.

O Ipq do HC-FMUSP é o mais avançado centro de assistência, ensino e pesquisa em psiquiatria e saúde mental da América do Sul. Em seis décadas a instituição atendeu 2,3 milhões de pacientes, provenientes de todo o Brasil e também de outros países.

Atualmente são realizados cerca de 20 mil atendimentos ambulatoriais mensais. A psiquiatria sofreu grande evolução nas últimas décadas, não só pelo advento da moderna farmacologia como também pelo maior conhecimento dos transtornos neuropsiquiátricos e as novas formas de abordagens.

Assim, além de acompanhamento em hospital-dia, no qual os pacientes participam de diversas atividades voltadas à recuperação da qualidade de vida e reinserção social, o IPq também dispõe de unidades de internação para os casos agudos, pelo tempo necessário para a estabilização do quadro do paciente, visando reintegrá-lo e mantê-lo em seu convívio social.

Desde 2006, com a conclusão da reforma e modernização de seu espaço físico, o IPq passou também por uma mudança conceitual, com a substituição de antigas enfermarias gerais por enfermarias abertas especializadas, funcionando conjuntamente com os respectivos ambulatórios e favorecendo a interação dos pacientes entre si e com a equipe médica. Essas mudanças fizeram do Instituto um modelo para outras instituições psiquiátricas do país.

Durante o “Ipq portas abertas” haverá mesa redonda sobre o estigma associado à doença mental. Os paulistanos também terão oportunidade de conhecer o hospital e conversar com dezenas de especialistas.

O Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP fica na rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 785, Cerqueira César, zona oeste da capital.

Nenhum comentário: