terça-feira, 17 de abril de 2012

HC promove campanha para diagnóstico precoce de câncer de laringe

Cerca de 500 laringoscopias deverão ser feitas até o final desta semana; inscrições devem ser feitas previamente por telefone

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, unidade da rede pública estadual e maior complexo hospitalar da América Latina, promove até sexta-feira, 20 de abril, uma semana dedicada à voz. O objetivo é realizar avaliação fonoaudiológica e exames de laringoscopia para o diagnóstico precoce do câncer de laringe e de outras doenças que acometem as cordas vocais.

A previsão da Clínica de Otorrinolaringologia do HC é realizar um total de 500 laringoscopias durante a campanha, que acontecerá das 8h às 13h, no Prédio dos Ambulatórios do Instituto Central.

Em paralelo, a Clínica de Otorrinolaringologia irá realizar avaliação vocal, distribuir folders e exibir vídeo educativo sobre os cuidados com a Voz.

Os interessados em realizar os exames de laringoscopias devem se inscrever pelo telefone: (11) 2661-3370, das 9h às 16h. As vagas são limitadas.

O câncer de laringe é um dos mais comuns entre os que atingem a região da cabeça e pescoço. O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de incidência da doença, perdendo apenas para a Espanha, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Já o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que 6.110 novos casos da doença sejam registrados este ano. Os principais fatores de risco são tabagismo e ingestão de bebidas alcoólicas. O principal sintoma é rouquidão persistente e sem causa aparente.

A campanha do Hospital das Clínicas faz parte de evento desenvolvido pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial e pela Associação Brasileira de Laringologia.
O Prédio dos Ambulatórios do HC fica na avenida Dr. Enéas de Enéas de Carvalho Aguiar, 155, próximo à estação Clínicas do metrô.

Nenhum comentário: