quarta-feira, 4 de abril de 2012

Saúde alerta sobre cuidados no consumo de chocolate na Páscoa

Especialista do hospital estadual Dante Pazzanese explica quais os tipos mais indicados para consumo

A Secretaria de Estado da Saúde faz um alerta aos paulistas sobre os riscos do consumo excessivo de chocolates no período da Páscoa. Além de excesso de peso, a ingestão de grandes quantidades do alimento pode causar problemas como aumento na taxa de glicemia e quadros de diarreia.

Segundo a nutricionista Cristiane Kovacs, do hospital estadual Dante Pazzanese, unidade da pasta referência nacional em cardiologia, o ideal é que sejam consumidos chocolates com mais de 70% de cacau, que possui menor quantidade de açúcar e gordura e, segundo a nutricionista é rico em flavonóides, um potente antioxidante.

Os antioxidantes ajudam a combater os radicais livres e retarda o envelhecimento. “Alguns estudos mostram que ele também melhora o funcionamento dos vasos sanguíneos, estimula a produção de serotonina - melhorando o humor”, diz Cristiane.

Para os diabéticos, é indicado o chocolate diet, por não possuir açúcar. Mesmo assim o produto deve ser consumido moderadamente, pois apesar de não ser açucarado, o chocolate diet é mais calórico que o chocolate tradicional. Por causa da falta de açúcar, o produto ganha quantidade maior de gordura, para manter o sabor.

“Os pais também devem tomar muito cuidado com a quantidade de chocolate ingerida pelas crianças nessa época, que é muito grande. A quantidade de chocolate indicada para se comer por dia é 30 g”, finaliza a especialista.

Nenhum comentário: