segunda-feira, 2 de abril de 2012

Emílio Ribas promove simpósio internacional sobre vacina contra o HPV

Representantes do Brasil, Estados Unidos, Reino Unido e Austrália discutirão nesta terça-feira sobre a doença e impacto da vacinação em seus países

O Instituto de Infectologia Emílio Ribas, unidade da Secretaria de Estado da Saúde referência em tratamento de doenças infectocontagiosas, promove nesta terça-feira, 3 de abril, o Simpósio Internacional de Papilomavírus Humano (HPV). O encontro, que acontece das 8h às 13h no anfiteatro do hospital, será voltado para médicos e residentes em Medicina e discutirá a epidemiologia da doença, bem como a experiência da aplicação da vacina que já vem ocorrendo em diversos países.

Dentro da programação, os convidados para discutir o assunto são o médico americano Darron Brown, da Universidade de Yale, e a médica britânica Margaret Stanley de Cambridge.

A experiência brasileira também será representada pelo médico Humberto Fregnani, do Hospital do Câncer de Barretos que apresentará seu projeto com resultados da aplicação da vacina em um grupo de mulheres do município de Barretos.

O evento contará com a apresentação da experiência da Austrália, que foi primeiro país a desenvolver a vacina contra o HPV. O pesquisador e médico australiano Basil Donovan palestrará sobre seu estudo e impacto da aplicação da vacina com redução da incidência da doença nas mulheres australianas.

Doença sexualmente transmissível, o HPV, quando não é tratado corretamente, pode causar câncer do colo do útero, com risco de morte. “O assunto é pertinente, pois precisamos buscar soluções para combater uma das maiores causas de morte entre as mulheres. Por isso, o evento foi configurado com representantes do Brasil e do mundo para apresentar o que há de mais atual para o combate ao HPV”, enfatiza o médico infectologista David Uip, diretor do Emílio Ribas.

Simpósio Internacional de HPV – Instituto de Infectologia Emílio Ribas

8h – 8h10 – Abertura – Dr. David Uip (Brasil)
8h10 – 8h40 – Epidemiologia do HPV e das doenças associadas – Dra. Luiza Villa (Brasil)
8h40 – 8h50 – Discussão dos temas
8h50 – 9h20 – Update científica da vacinação anti-HPV – Dr. Darron Brown (E.U.A)
9h20 – 9h30 – Discussão
9h30 – 9h50 – Vacinação de mulheres previamente expostas – Dra. Adriana Campaner
9h50 – 10h – Discussão
10h – 10h20 – Coffee break
10h20 – 12h30 – Implementação da vacinação de HPV: vida real
10h20 – 11h – Implementação da vacinação de HPV no Reino Unido – Dra. Margaret Stanley (UK)
11h – 11h40 – Resultados da implementação da vacinação de HPV na Austrália – Dr. Basil Donovan (Austrália)
11h40 – 12h – Projeto demonstrativo do Hospital do Câncer de Barretos – Dr. José Humberto Fregnani (Brasil)
12h – 12h30 – Discussão
12h30 – 12h40 – Encerramento – Dra. Rosana Richtmann (Brasil)

Nenhum comentário: