sexta-feira, 13 de abril de 2012

Emílio Ribas alerta para cuidados com infecção por leptospirose após tempestades

Hospital estadual tem diagnosticado um caso a cada cinco dias em 2012

O hospital estadual Emílio Ribas, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo referência em tratamento de doenças infecto-contagiosas, alerta para os cuidados com a leptospirose, doença perigosa que, em época de enchentes, pode levar a morte caso não seja diagnosticada com antecedência.

Neste ano, com base nos dados de janeiro a março, o Emílio Ribas tem diagnosticado um caso de leptospirose a cada cinco dias. O aumento das chuvas nos últimos dias e a previsão de chuva para os próximos, a tendência é que esse número aumente.

A leptospirose é uma doença que ocorre especialmente nas épocas de chuva, quando as enchentes e transbordamentos de esgotos e rios são mais frequentes. Nestas situações, a urina dos ratos contaminados com a bactéria leptospira, é conduzida pelas águas das inundações, que penetram na pele (mesmo sem nenhum ferimento aparente), causando a doença.

Segundo o infectologista Jean Gorinchteyn, do Emílio Ribas, os sinais da doença podem aparecer no dia seguinte após o contato com as águas de chuva, ou depois de um mês.

“Os primeiros sinais podem ser febre, dores no corpo, na cabeça e especialmente na panturrilha”, comenta o médico, acrescentando que, na ausência de tratamento de urgência, alguns casos podem ser mais graves, provocando riscos de insuficiência renal com sangramento nos pulmões, o que pode levar à morte.

O infectologista sinaliza para importância de se ater aos primeiros sintomas e como evitar a exposição à doença. “Evite pisar em poças d´água, principalmente em águas de inundações. Caso seja inevitável, fique atento aos primeiros sintomas e procure um médico”, adverte.

Nas casas e estabelecimentos comerciais que sofreram enchentes, deve-se realizar limpeza usando luvas e botas de borracha, utilizando água corrente e água sanitária. Alimentos e medicamentos, mesmo os fechados, que tiveram contato com a água das chuvas, devem ser descartados.

Nenhum comentário: