quarta-feira, 30 de novembro de 2011

SP encerra amanhã mutirão de testes gratuitos para detecção do HIV

Campanha ‘Fique Sabendo’ acontece em 500 municípios; na capital, laço gigante no Obelisco lembra a Luta contra a Aids no Estado

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo encerra nesta quinta-feira, 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids, a campanha Fique Sabendo, realizada para incentivar a realização de testes de HIV. O objetivo é identificar precocemente o vírus, o que amplia as chances de sobrevida das pessoas infectadas.

Na capital, a Secretaria colocou no Obelisco do Parque Ibirapuera um laço gigante na cor vermelha para simbolizar a luta contra a Aids no Estado. O laço permanecerá no local até o próximo sábado.

De quinta-feira, dia 24, a domingo, 27, foram realizados 51 mil exames gratuitos de HIV em todo o Estado. A campanha foi organizada pelo Centro de Referência e Treinamento (CRT) em DST/Aids, em parceria com o Instituto Adolfo Lutz e as secretarias municipais de saúde.

Em todo o Estado, 500 municípios aderiram à campanha, disponibilizando o teste e as orientações em suas redes de saúde. Dos 100 mil exames disponibilizados para a campanha, 25 mil foram testes rápidos, que ficam prontos em cerca de 30 minutos. Ao todo, 40 mil profissionais de saúde foram nesta mobilização.

Dados do Programa Estadual DST/Aids apontam que nove pessoas morrem por dia em decorrência da Aids e que 50% desses óbitos estão relacionados ao diagnóstico tardio da infecção.

“A campanha visa disseminar que os testes são disponibilizados à população gratuitamente em toda a rede pública de saúde. É fundamental que as pessoas com vida sexual ativa façam o exame para descobrirem se são ou não portadoras do vírus HIV”, afirma a coordenadora do Programa Estadual DST/Aids de São Paulo, Maria Clara Gianna.

Quem tiver o vírus detectado em exame receberá orientação e encaminhamento imediato para acompanhamento médico adequado à doença.

Segundo Karina Wolffenbüttel, coordenadora da campanha Fique Sabendo, é importante ressaltar ainda que os testes são realizados por equipes profissionais treinadas e que o atendimento é individual. “Todo o processo é feito de forma cautelosa e sigilosa”, afirma Karina.

A população pode consultar gratuitamente o Disque DST/Aids (0800-16-25-50) para verificar qual a unidade de saúde mais próxima para a realização dos testes. O serviço funciona em horário especial durante a campanha, das 7h às 19h.

Nenhum comentário: