terça-feira, 22 de novembro de 2011

Eventos culturais e homenagens marcam semana do doador de sangue em SP

Doadores terão de degustação de petiscos até apresentações musicais e circenses

A Secretaria de Estado da Saúde preparou uma série de eventos culturais e campanhas educativas ao longo desta semana para celebrar o Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado oficialmente na próxima sexta-feira, 25. A Fundação Pró-Sangue, órgão ligado à pasta, irá promover desde apresentações musicais até performances teatrais e circenses para incentivar a doação.

Nos cinco postos da Pró-Sangue na Grande São Paulo (veja abaixo), os doadores de sangue serão recebidos ao longo da semana com uma degustação gratuita de petiscos diferenciados e com uma decoração especial em homenagem ao Dia do Doador.

Nas proximidades de algumas dessas unidades também acontecerão pedágios educativos feitos por uma emissora de rádio da capital, que comandará sorteios de brindes e panfletagem para incentivar a doação de sangue.

Além da decoração, degustação e dos pedágios, o posto da Pró-Sangue localizado no Hospital das Clínicas da FMUSP trará uma série de apresentações ao público entre quinta e sábado. O Grupo Trapa, formado por doadores de sangue, abrirá as atividades culturais com uma performance teatral, abordando temas relacionados à cidadania como a doação de sangue, dentre outros. A performance acontece no próximo dia 24, quinta-feira.

Também na quinta, às 15h, será a vez do grupo musical e performático Cine in Show se apresentar. O grupo tem repertório baseado na trilha sonora de clássicos do cinema mundial, que vão de “O Mágico de Oz” à “Moulin Rouge”.

Na sexta-feira, dia 25, o publico poderá assistir duas apresentações do grupo circense Clown at Work, que realiza intervenções temáticas com palhaços. As apresentações acontecem às 10h e às 14h.

Às 15h de sexta o público poderá conferir a apresentação de chorinho de Arnaldinho do Cavaco e a Família Contemporânea.

No sábado o posto Clínicas terá várias apresentações, começando com os Mágicos Solidários, às 9 horas. Às 10h, a trupe Clown at Work volta a se apresentar com suas palhaçadas interativas. À tarde, às 14h, será a vez do músico Horácio Scaglione apresentar sua performance no baixo, com repertório que vai da MPB à música italiana. O posto de coleta também irá fazer exposição de uma ilustração feita especialmente sobre o tema doação. O quadro poderá ser visto até o Natal no posto Clínicas da Fundação Pró-Sangue. Todos os eventos serão abertos ao público, independente de serem doadores ou não.

“As atrações especiais foram programadas para homenagear os doadores e incentivar ainda mais a participação de voluntários em um ato de solidariedade que ajuda a salvar vidas”, afirma Osvaldo Donini, coordenador da Hemorrede da Secretaria.

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 quilos e apresentar documento de identidade original (com foto). O doador deve estar em boas condições de saúde, descansado (ter dormido, no mínimo, seis horas) e alimentado. Os voluntários não devem ter consumido alimentos gordurosos até quatro horas antes da doação e nem ter consumido bebida alcoólica nas doze horas anteriores.

Saiba onde estão os postos da Fundação Pró-Sangue:

Posto Clínicas : avenida Doutor Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1º andar (de segunda à sexta, das 7h às 18h e aos sábados, domingos e feriados das 8h às 18h. Possui estacionamento gratuito

Posto Dante Pazzanese: Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia – avenida Dante Pazzanese, 500 ( de segunda à sexta, das 8h às 17h ou aos sábados das 8h às 16h)

Posto Regional de Osasco: Hospital Regional de Osasco Doutor Vivaldo Martins Simões, rua Ari Barroso, 355. (De segunda à sexta-feira, das 8h às 17h e aos sábados, das 8h às 16h)

Posto Barueri: Hospital Municipal de Barueri Doutor Francisco Moran, rua Ângela Mirella, 354, térreo, Barueri. (De segunda à sexta, das 8h às 16h)

Posto Mandaqui: Hospital Mandaqui, rua Voluntários da Pátria, 4227 (de segunda à sexta-feira, 8h às 17h e aos sábados das 8h às 16h)

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-55-0300 ou ainda na internet, pelo site da Fundação Pró-Sangue (www.prosangue.sp.gov.br), twitter (@pro_sangue) ou facebook (www.facebook.com.br/prosangue).

Nenhum comentário: