segunda-feira, 7 de novembro de 2011

SP capacita profissionais para atendimento a casos suspeitos de dengue

Médicos e enfermeiros das regiões de Bauru, Botucatu, Assis, Presidente Prudente e Marília serão treinados nesta terça-feira

A Secretaria de Estado de Saúde promove nesta terça-feira, 8 de novembro, capacitação de 98 médicos e enfermeiros para o trabalho de “Treinamento Express” contra a dengue. O curso será realizado na cidade de Marília e vai contar com a participação de profissionais da saúde das regiões de Bauru, Botucatu, Assis, Presidente Prudente e Marília.

Desde o início do mês 242 médicos e enfermeiros da capital e interior já participaram da capacitação e outros 184 ainda vão ser treinados até o final desse mês, atingindo os 283 municípios classificados como de risco alto ou muito alto para a ocorrência de dengue no próximo verão.

O objetivo é treinar esses profissionais para que eles sejam “multiplicadores” em seus respectivos municípios e possam aplicar o “Treinamento Express” aos médicos e enfermeiros em seus próprios locais de trabalho, focando em temas como manejo clínico, avaliação de risco e organização de serviços.

“Os médicos estão tendo orientações sobre o manejo clínico e os enfermeiros, os enfermeiros sobre avaliação de risco. Eles serão capacitados esses ensinamentos aos demais profissionais em 15 minutos, no próprio local de trabalho dos profissionais”, explica Melissa Mascheretti, diretora técnica da Divisão de Zoonoses do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Secretaria.

A nova estratégia foi adotada para garantir ampla cobertura entre os profissionais que lidam com casos suspeitos de dengue. Antes, em capacitações realizadas em auditórios, fora das unidades de saúde, alguns serviços não mandavam seus médicos para serem treinados.

Plano de combate

A ação faz parte do Plano Estadual de Intensificação das Ações de Vigilância e Controle da Dengue para o período 2011-2012, lançado em outubro com o objetivo de evitar o avanço da doença no Estado no próximo verão.

O plano visa reorganizar a assistência médica aos pacientes com suspeita de dengue, para evitar o agravamento dos casos ou óbitos, além de medidas para aprimorar o controle de vetores.

O plano prevê também a montagem, caso haja necessidade, de “hospitais de campanha”, que oferecerão um tratamento especializado, auxiliando os municípios com maior incidência de casos, desafogando os hospitais e unidades de saúde.

A Secretaria também destacou cerca de 700 profissionais da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) para acompanhar as visitas casa a casa realizadas por agentes municipais visando o controle e eliminação de criadouros. Antes a Sucen realizava a capacitação desses profissionais e apoiava ações de nebulização, mas não realizava visitas domiciliares, função que ficava exclusivamente a cargo das prefeituras.

Queda de casos

Balanço da Secretaria aponta redução de casos de dengue neste ano no Estado. De janeiro a setembro, os municípios paulistas informaram à pasta, por intermédio do Sinan (Sistema de Informações de Agravos de Notificação), 82,9 mil casos autóctones (com transmissão dentro do estado). Em todo o ano de 2010 houve 189,3 mil casos em todo o Estado de São Paulo.

Capacitação de médicos e enfermeiros para o combate à dengue
Terça-feira, 8 de novembro, das 8h às 17h.
Local: Alves Hotel - Marília Rua 24 de dezembro, 1236, Centro.

Nenhum comentário: