quinta-feira, 3 de março de 2011

Pacientes do Pinel põem o bloco na rua nesta sexta-feira

Bloco “Pé pra fora”, com pacientes, funcionários e membros da comunidade, fará desfile de carnaval nos arredores do hospital psiquiátrico.

Pacientes e funcionários do CAISM (Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental) Philipe Pinel, da Secretaria de Estado da Saúde, realizam nesta sexta-feira, 4 de março, a partir das 14h, o tradicional desfile do bloco “Pé pra fora”.

O samba-enredo “De volta para a Casa”, de autoria de um funcionário da unidade, já é tradicional no carnaval da região e voltará a animar as ruas e avenidas nos arredores do hospital.

Os pacientes e funcionários estarão vestidos com camisetas coloridas e com alegorias de mão, como chaves e pés, simbolizando o próprio samba-enredo. Todas as peças foram confeccionadas pelos próprios pacientes e funcionários no centro de humanização do hospital.

Com o tema “Pela inclusão social e sem preconceito”, depois do desfile a festa continuará na quadra do hospital com a realização de um baile de carnaval que contará com a participação de sambistas e da bateria mirim do Grêmio Recreativo Escola de Samba Valença, de Perus.

“O carnaval é uma festa da identidade do povo brasileiro e é para todos. O objetivo do desfile é justamente desmistificar o deficiente mental e acabar com os preconceitos”, afirma a diretora de serviços do Núcleo de Administração Patrimonial e Presidente da Comissão de Festas, Zulmira Zoraide de Marcos, lembrando que a própria letra da música enfatiza a citação do escritor Guimarães Rosa de que “de perto, ninguém é normal”.

A concentração do bloco será no estacionamento do ambulatório do Pinel, que fica na Av. Raimundo Pereira de Magalhães, 5214, na região de Pirituba, São Paulo.

Samba Enredo: De volta para casa

Compositor e intérprete: Wilson Nego Gato


De volta pra casa

Conquistei a liberdade – Bis

Com o pé pra fora estou feliz

Estou voltando a andar pela cidade

Adeus aos longos anos

De exclusão social

Vou mostrar ao mundo inteiro

Que de perto ninguém é normal

Eu vou eu vou

Vou mostrar ao mundo inteiro

Que de perto ninguém é normal

Para viver com alegria

Vou cantar nesta folia

Conquistar minha liberdade

Com o pé pra fora voltei a viver na cidade

Meu coração bate forte com emoção

Com alegria vou cantando canção

Estou feliz vocês nem sabem – Bis

A vida sei não é só mel

Estou com meu pé pra fora do Pinel

Nenhum comentário: