quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Mulheres com câncer de mama vivem 'dia de modelo' nesta sexta-feira

Participantes receberão maquiagem especial e terão sessão de fotos no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, promove nesta sexta-feira, 21 de setembro, a partir das 14h, um “dia de modelo” para cerca de 60 mulheres em tratamento de câncer de mama na instituição.

Entre as ações programadas, está uma produção de beleza, com maquiagem, distribuição de perucas coloridas, figurino para composição de looks variados e uma sessão de fotografias, que serão entregues às participantes. Além disso, haverá palestra sobre a doença e distribuição de guias explicativos.

Durante o tratamento contra o câncer, muitas mulheres sofrem com mudanças físicas, como a queda do cabelo. Segundo a coordenadora do Centro Integrado de Humanização do Icesp, Maria Helena Sponton, enquanto enfrentam a doença, estas pacientes também precisam aprender a “redescobrir” sua beleza.

“Nossa proposta é mostrar que a beleza feminina vai muito além de estereótipos e arquétipos”, avalia. Segundo ela, ações como esta permitem levar um pouco de alegria e leveza para quem está passando por um período difícil.

“Renovar as esperanças, por meio da recuperação da confiança e da autoestima, traz contribuições profundas para o bom andamento do tratamento”.

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) foi inaugurado em 6 de maio de 2008, numa parceria entre o governo do Estado de São Paulo, a Fundação Faculdade de Medicina (FFM) e a Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), para ser uma referência em atendimento humanizado, ensino e pesquisa do câncer em âmbito nacional e internacional. Atualmente é o maior centro oncológico da América Latina.

Voltado ao atendimento de pacientes da rede pública de saúde (SUS) e especializado no tratamento de casos de câncer de alta complexidade, o Instituto foi concebido e equipado para fornecer atenção integral ao paciente oncológico, do tratamento à reabilitação.

Mensalmente realiza cerca de 11,6 mil consultas médicas, 12,5 mil exames de imagem e 4 mil sessões de radioterapia. Por ano, atende cerca de 9 mil novos casos de câncer. O Icesp possui cerca de 500 leitos de internação, dos quais 48 leitos de UTI, 67 consultórios médicos e mais de 4 mil funcionários. O custeio do Icesp é de R$ 27 milhões por mês.

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo fica na avenida Doutor Arnaldo, 251, Cerqueira César, zona oeste da capital.

Nenhum comentário: