quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Hospital estadual em Santos promove campanha de teste rápido de hepatite C

Profissionais darão orientações e farão encaminhamentos nos casos de resultados positivos

O hospital estadual Guilherme Álvaro, da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a ONG Grupo Esperança, promove a partir desta segunda-feira, 10 de setembro, uma semana inteira de testes rápidos para incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce da hepatite C.

A campanha acontece até sexta-feira, 14 de setembro, no ambulatório geral do hospital, um dos primeiros polos de aplicação do tratamento da doença no Brasil.

Todos que passarem pelo ambulatório da unidade poderão fazer o teste rápido de detecção da hepatite C, que é semelhante ao teste de diabetes. Caso o resultado seja positivo, o paciente receberá orientações e será encaminhado para atendimento médico e para tratamento gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

“A hepatite C é uma doença silenciosa e traiçoeira, que progride lentamente. Se não for detectada e tratada, pode se tornar crônica e evoluir para cirrose e até câncer de fígado. Porém, quando diagnosticada precocemente, a cura é possível”, diz Ricardo Hayden, diretor técnico do hospital.

A campanha ocorrerá das 8h às 17h. O hospital estadual Guilherme Álvaro fica na rua Oswaldo Cruz, 197, no Boqueirão, em Santos.

Nenhum comentário: