quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Hospital Guilherme Álvaro convoca população a doar sangue

Objetivo é manter em dia os estoques no hemonúcleo da unidade que, nesta época, tende a cair

O hospital estadual Guilherme Álvaro, de Santos, convoca a população da Baixada Santista para doar sangue. O objetivo é manter em dia os estoques de bolsas que, durante feriados, tende a cair.

 “No feriado, muitas pessoas viajam e muitas vêm para a região da Baixada. Portanto é muito importante mantermos nosso estoque sempre abastecido, especialmente para garantir a realização de transfusões em cirurgias de emergência”, afirma Rosane Giuliani, médica coordenadora do hemonúcleo do hospital.

O hospital teme que, durante o período de final de semana prolongado, os estoques de sangue comprometam até mesmo a realização de cirurgias.

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, alimentado, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto. É recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ter ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes.

Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apto à doação.

 O hemonúcleo do Hospital Guilherme Álvaro é referência para toda a Baixada Santista e é localizado na Rua Oswaldo Cruz, nº 197. As doações de sangue podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h Às 17, e aos sábados, das 8h às 12h.

Nenhum comentário: