sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Adolescentes com HIV tratados no Emílio Ribas ganham viagem a Campos do Jordão

Embarque ocorre hoje, sexta-feira; além de lazer, pacientes vão conhecer a história da região e sua relação com o médico sanitarista Emílio Ribas, que deu nome ao hospital centenário na capital

Hoje, 14 de setembro, um grupo de jovens com HIV/Aids tratados no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo referência em tratamento de doenças infectocontagiosas, trocarão suas consultas médicas por um final de semana turístico na cidade de Campos do Jordão, no interior paulista.

Além de lazer, os pacientes poderão conhecer de perto a história da região e sua relação com o médico sanitarista Emílio Ribas, que dá nome ao hospital estadual centenário da capital paulista. O embarque acontece a partir das 14h, em frente ao instituto.

Cerca de 30 jovens participantes do grupo chamado “Poder Jovem”, com idade entre 13 e 18 anos, participarão durante este final de semana da excursão organizada e programada pelo grupo de Voluntariado do hospital.

No roteiro da viagem estão programados passeios pelos principais pontos históricos da cidade: Palácio Boa Vista, Auditório Claudio Santoro, museus, bondinho e a estrada de ferro, idealizada por Emílio Ribas para transportar pacientes com Tuberculose no início do século passado.

Os adolescentes contraíram o vírus por meio de transmissão vertical, pela mãe no momento do parto, e são tratados no hospital Emílio Ribas desde a infância.

Muitos deles são órfãos ou acamados e recebem o apoio educacional, psicológico e de desenvolvimento dentro do projeto. “Somos uma família para eles. É aqui que eles se desenvolvem, buscam apoio e aprendem a lidar com a doença e suas descobertas”, afirma Sandra Santos, coordenadora do grupo.

Segundo Glória Bruneti, diretora do Voluntariado do hospital, que administra o grupo de jovens, a excursão para Campos do Jordão, além de tirar os pacientes da rotina hospitalar, será valiosa e inesquecível na vida desses adolescentes.

“Estamos formando cidadãos. Será um momento cultural e de reflexão sobre a vida, bem como o aprendizado sobre a obra do Patrono da Saúde Pública de São Paulo”.

O Instituto de Infectologia Emílio Ribas fica na avenida Dr. Arnaldo, 165, zona oeste da capital.

Nenhum comentário: