sábado, 16 de junho de 2012

SP vacina 1,4 milhão de crianças contra paralisia infantil até 15h

Balanço é da Secretaria de Estado da Saúde com base nos dados informados pelas salas de vacinação de todo o Estado

O Estado de São Paulo vacinou neste sábado, 16 de junho, 1,4 milhão de crianças contra a paralisia infantil. É o que aponta balanço parcial da Secretaria de Estado da Saúde com base nos dados informados até 15h pelas salas de vacinação em todo o Estado.

A campanha foi aberta na capital pelo secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri, em posto volante no Museu da Língua Portuguesa. Lá, as crianças foram vacinadas e puderam frequentar o museu, além de receber um gibi de prevenção contra queimaduras e uma máscara do Zé a Gotinha.

“A vacina é a única forma eficaz de prevenção contra a paralisia infantil. Por isso é importante que os pais e responsáveis levem seus filhos para serem vacinados. São duas gotas que podem salvar vidas”, afirma Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.

Cerca de 14 mil postos de saúde, fixos e volantes, ficaram abertos entre 8h e 17h deste sábado especialmente para a campanha contra a poliomielite. Em parceria com as prefeituras, o Estado mobilizou 51 mil profissionais de saúde.

O Estado de São Paulo pretende imunizar 2,84 milhões de crianças contra a doença. O número corresponde à meta de cobertura de 95% dos 2,99 milhões de paulistas menores cinco anos de idade, público-alvo da campanha de vacinação. A vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros.

Na capital, as salas de vacinação nos terminais Tietê e Barra Funda funcionarão até às 20h de hoje. Devido a uma reforma, a sala de vacinação do Instituto Pasteur não participará da campanha este ano.

Desde 1988 o Estado não registra casos de paralisia infantil, porém a vacinação é fundamental já que o vírus da doença ainda circula na África e Ásia.

Nenhum comentário: