sexta-feira, 29 de junho de 2012

Cratod realiza 300 mil atendimentos a dependentes químicos no Estado em 10 ano

Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas completa 10 anos com mais de 6,4 mil pessoas matriculadas
O Cratod (Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, no bairro do Bom Retiro, na capital paulista, completa uma década de assistência multidisciplinar a dependentes de substâncias psicoativas. Nos últimos 10 anos, a unidade já realizou cerca de 300 mil atendimentos com mais de 6,4 mil pessoas matriculadas. Além de ser o órgão responsável pela capacitação de 1.660 profissionais de saúde em 126 municípios para a implantação dos Caps Ad (Centros de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas).
Para comemorar a data, o centro oferecerá, nesta sexta-feira, 29 de junho, uma programação voltada a pacientes, funcionários e ao público em geral.
A partir das 9h, a diretora da unidade, Marta Jezierski, apresentará a palestra “Os 10 anos de Cratod aberto à comunidade: possibilidades e limite”, onde vai apresentar um balanço das atividades neste período, com destaque para as principais realizações do órgão. Simultaneamente, serão oferecidas diversas outras atividades ao público presente (confira abaixo).
O Centro é referência também na promoção de ações comunitárias em ruas movimentadas da região central da cidade, orientando a população sobre os riscos do consumo de derivados do tabaco, álcool e demais drogas. A unidade ainda traz a oferta de acompanhamento especializado por equipe de médicos, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e até dentistas, além de distribuição gratuita de medicamentos e oficinas terapêuticas.
“Iniciamos este Centro com a criação e o desenvolvimento de modelos de atendimento a população que de atenção especial. Porém, com o tempo, percebemos que éramos capazes de mais e, assim, passamos a atuar em campo, nas ruas, para oferecer mais que acompanhamento clínico, promover ações preventivas em regiões com índice significativo de risco ao contato com as drogas”, destaca Marta Jezierski.
Em março de 2012, o Centro passou a funcionar em período integral, incluindo os finais de semana e feriados. Com a ampliação da assistência aos usuários e de leitos de observação para casos agudos, a adesão de pacientes em busca de atendimento também aumentou: a média de 500 atendimentos semanais anterior ao período de ampliação do serviço subiu para 750 atendimentos por semana. Até o momento, pelo menos 34 pacientes utilizaram o atendimento no período expandido.
O Cratod fica na Rua Prates, 165, no Bom Retiro, região Central da capital paulista.
Programação por ambiente do centro: 
  • Térreo: Oficina de fuxico e de reciclado; Bazar do fuxico; orientações odontológicas sobre prevenção;
  • 1º andar: Arte Terapia, Avaliação Física e Nutricional e exibição dos filmes Uma Mente Brilhante e Gênio Indomado;
  • Quadra: Atividade física (jogos, basquete e futebol) e uma apresentação musical de pacientes do Centro.

Nenhum comentário: