terça-feira, 10 de janeiro de 2012

SP ganha centro público de pesquisa clínica em câncer

Unidade, no Icesp, permitirá quadruplicar número de estudos de novos medicamentos; hospital atinge marca de 1 milhão de procedimentos

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo entregou nesta terça-feira, 10 de janeiro, um moderno centro público de pesquisa clínica em oncologia. A unidade fica no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) Octavio Frias de Oliveira, que acaba de ultrapassar a marca de um milhão de procedimentos na área.

O laboratório montado no 12º andar hospital permitirá multiplicar o número de pesquisas de novos medicamentos e estratégias de tratamentos contra o câncer que possam ser mais eficazes e menos agressivos.

Com cerca de 80 profissionais, centrífugas, geladeiras e poltronas especiais de quimioterapia, o setor de pesquisas clínicas do Icesp centralizará todo o trabalho realizado na instituição. Todos os processos terão lugar em um único local, melhorando o fluxo de informações e a qualidade dos estudos.

A área de pesquisa clínica do Icesp tem importante papel de responsabilidade social de suporte ao tratamento, sendo uma alternativa ao paciente que não tem boas opções com terapias convencionais. Hoje, 240 pacientes participam a cada ano de estudos realizados pelo hospital. Com o novo centro esse número deverá ultrapassar 500.

“Ampliar as chances de cura e sobrevida de pacientes com câncer passa obrigatoriamente pela pesquisa de novos compostos e tratamentos que possam dar respostas mais eficazes. Este novo centro nos permitirá avançar ainda mais nesta área”, afirma o oncologista Paulo Hoff, diretor geral do Icesp.

Hospital-dia

O Icesp também ganha nesta terça-feira um hospital-dia com 22 leitos, para prestar atendimento e assistência aos pacientes que serão submetidos a procedimentos terapêuticos, pequenas cirurgias e aqueles que necessitam de observação de até 12 horas.

A unidade, no mesmo andar do centro de pesquisas clínicas, irá proporcionar melhor gestão dos leitos de internação clínica e cirúrgica, possibilitando ampliar o atendimento, além de permitir ao paciente permanecer mais tempo com a família.

Até o final deste ano o Hospital-Dia do Icesp passará a contar com mais 23 leitos, totalizando 45. O investimento no laboratório e no Hospital-Dia foi de R$ 2,1 milhões.

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, inaugurado em maio de 2008, recebe anualmente cerca de 15 mil casos novos de câncer, atendidos gratuitamente, pelo SUS (Sistema Único de Saúde). É o maior hospital especializado em oncologia da América Latina.

Nenhum comentário: