terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Artigo - Saúde que avança

Giovanni Guido Cerri

A saúde é uma área complexa e dinâmica, em que os desafios se acumulam dia após dia. Mas é gratificante, no limiar de um novo ano, olhar rapidamente pra trás, fazer um balanço e constatar os avanços, muito embora haja muito caminho a se percorrer para o aprimoramento do SUS (Sistema Único de Saúde).

O governo do Estado São Paulo destinou quase R$ 15 bilhões para a saúde em 2011, investindo prioritariamente na ampliação da assistência, modernização de hospitais, novas tecnologias e em um programa inédito de combate ao álcool na infância e adolescência.

Em apenas um ano, três novos hospitais estaduais (capital, Franco da Rocha e Guarujá) foram inaugurados, somando 259 leitos a mais na rede estadual de saúde. Em 2011 a Secretaria de Estado da Saúde também investiu em um plano inédito de modernização dos hospitais estaduais e centros de saúde da administração direta.

Cinco AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) iniciaram suas atividades em 2011, nos municípios de Promissão, Barretos, Salto, Mauá e São João da Boa Vista, somando à rede uma capacidade instalada de 513 mil consultas anuais e mais de 1,3 milhão de exames laboratoriais e de apoio diagnóstico para a população usuária do SUS (Sistema Único de Saúde).

A rede de reabilitação Lucy Montoro chegou a mais duas cidades: São José dos Campos e São José do Rio Preto, além de uma nova e moderna unidade de internação na zona sul da capital paulista.

O combate ao álcool e às drogas na infância e juventude, umas das prioridades da atual gestão, ganhou forma e endureceu a venda, o oferecimento e o consumo de bebidas alcoólicas a menores de idade em estabelecimentos comerciais, ajudando a evitar a ingestão precoce de bebidas alcoólicas entre os jovens paulistas.

O governo se prepara, agora, para duplicar o número de leitos de internação para tratamento de dependência em álcool e outras drogas em todo o Estado.

Mais de R$ 100 milhões foram investidos em inovações científicas tecnológicas na área da saúde para oferecer um atendimento de alto padrão para a população. O Hospital das Clínicas da FMUSP ganhou um centro de reprodução humana para ajudar, gratuitamente, casais com dificuldades para ter filhos, um moderno Centro de Diagnóstico em Gastroenterologia, além de duas salas cirúrgicas inteligentes no setor de urologia, consideradas as mais avançadas do Brasil.

No Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, o combate à doença ganhou um equipamento ultrapotente que destrói tumores, uma tecnologia inovadora resultante da fusão do ultrassom de alta intensidade com a ressonância magnética. O Icesp, que também ganhou dois novos centros de pesquisa neste ano, foi também o primeiro hospital público do Brasil a adotar a técnica de radiocirurgia, terapia simples, rápida e minimamente invasiva para tratar pacientes oncológicos que, por motivos clínicos, não poderiam se submeter aos riscos de uma cirurgia comum.

Outra novidade de 2011 foi a implantação da primeira central online de vagas de urgência e emergência pelo SUS do Brasil. Instalada na capital paulista, monitora a disponibilidade e agiliza a transferência de pacientes com quadros graves e que precisam ser internados em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) ou realizar procedimentos complexos, como cirurgias cardíacas e neurológicas.

A ampliação da assistência, a regionalização da saúde (evitando a ambulancioterapia) e a humanização do atendimento são metas a serem perseguidas, obstinada e prioritariamente, nos próximos três anos de gestão, tornando o SUS paulista mais ágil, acolhedor e capaz de dar respostas cada vez mais eficazes às demandas da população.

Giovanni Guido Cerri, médico e professor da Faculdade de Medicina da USP, é secretário de Estado da Saúde de São Paulo.

Nenhum comentário: