segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Esportes de verão aumentam em até 30% casos de lesão no ombro

Práticas esportivas na praia, como frescobol, voleibol e natação exigem alguns cuidados para prevenir lesões, alerta especialista do HC

O Hospital das Clínicas da FMUSP, na capital paulista, faz um alerta: especialistas do Instituto de Ortopedia (IOT) apontam que os esportes de verão, praticados pelas pessoas na praia durante o período mais quente do ano, são responsáveis por um aumento de 20% a 30% no fluxo dos consultórios, devido à falta de preparo físico e de instruções para a prática de esportes.

“As lesões nos ombros são mais frequentes nesta época do ano”, diz Arnaldo Amado Ferreira Neto , chefe do Grupo de Ombro e Cotovelo do IOT-HC-FMUSP. Segundo ele, esportes como natação, surfe, voleibol e frescobol são os esportes mais escolhidos pelos turistas que vão à praia e, por sua vez, são as causas mais comuns de lesões nos ombros. Sem falar na musculação, para ter o corpo "sarado" a todo custo, que é realizada muitas vezes de forma exagerada e sem orientação.

Aparentemente inofensivas, as recreações de verão podem comprometer as estruturas do ombro compostas de tendões e ligamentos que estabilizam e movimentam esta região. “A falta de preparo e o exagero das atividades podem criar processos inflamatórios, degenerativos e também lesões mais graves como fraturas e luxações”, alerta o ortopedista.

A prática regular é a melhor maneira de prevenir lesões causadas por esses esportes. Entretanto, como nem só atletas frequentam as praias, o mínimo a fazer é respeitar o limite do corpo. “Começar de maneira moderada as atividades pode ajudar a preservar as estruturas do ombro e prevenir lesões", conclui o especialista do HC.

Confira algumas dicas do especialista do HC para evitar lesões físicas nomembro superior:

- Iniciar a atividade de aquecimento com uma curta sessão de corrida,bicicleta ou caminhada (5-10 min).

- Alongar de 30 a 45 segundos cada grupo muscular da região do ombro.e cotovelo, respeitando seus limites articulares.

- Movimentar ativamente as articulações em todas as direções
(cincorepetições de cada movimento).

- Simular gestos esportivos, como arremesso, braçada (de duas aquatro repetições, sem impacto ou cargas exageradas).

Nenhum comentário: