quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Centro de Referência do Idoso na zona norte celebra aniversário de SP com mostra de cinema

Filmes que abordam a cidade serão exibidos gratuitamente; unidade também oferecerá palestra com historiadora e caminhada

O Centro de Referência do Idoso da Zona Norte (CRI-Norte), unidade da Secretaria de Estado da Saúde, programou uma série de atividades gratuitas para celebrar o aniversário de 458 anos da cidade de São Paulo. O circuito de eventos, que começa na próxima segunda-feira, dia 23, inclui desde mostra de cinema até caminhada. As atividades serão gratuitas e abertas ao público.

A “CineCRI Mostra de Cinema – Olhares Paulistanos” apresentará dois documentários e um longa de ficção tendo São Paulo como pano de fundo. Após cada exibição, acontecerá um bate-papo com os participantes sobre a cidade e suas nuances exploradas pelo cinema.

A mostra será aberta na próxima segunda-feira dia 23, com o documentário “Efeito Reciclagem”, do diretor canadense Sean Walsh. O filme ganhou seis prêmios, dentre os quais o de melhor longa-metragem no Fica (Festival Internacional de Filmes e Vídeo Ambiental) de 2010.

Na quinta-feira, dia 26, acontece a exibição de “Signo da Cidade” um longa de ficção produzido e estrelado por Bruna Lombardi, com direção de Carlos Alberto Riccelli.

O último filme da mostra, no dia 27, será “Sobre Rios e Córregos”, do diretor Camilo Tavares. O documentário trata do crescimento populacional desenfreado na capital e suas consequências, como enchentes, trânsito caótico, moradias irregulares, além de poluição e intervenção no curso dos rios.

Palestra

Os idosos, bem como moradores da região e profissionais também poderão assistir, no dia 24, à palestra “São Paulo e Suas Memórias”, da professora Neuza Guerreiro de Carvalho, que irá abordar seus conhecimentos pessoais e profissionais sobre as mudanças que ocorreram na cidade ao longo dos anos.

Segundo Diego Miguel, gestor do CRI-Norte, que organizou os eventos, o objetivo é proporcionar um diálogo entre a São Paulo antiga e a atual. “Queremos trabalhar esse saudosismo dos idosos, mas também estimulá-lo a compreender melhor as mudanças que ocorreram e, assim aproveitar melhor a evolução que São Paulo teve, especialmente em estrutura cultural e de saúde.
Queremos discutir esse saudosismo, sem deixar que isso se torne uma barreira para que ele viva a São Paulo de hoje”, disse Diego.

Além da programação cultural, o CRI-Norte também organizou atividade física para a comunidade. No dia 27, sexta-feira, às 8h, todos estão convidados para a “Caminhada Aniversário de São Paulo”. O ponto de encontro será no CRIosque, que fica nas próprias dependências do CRI. Antes da caminhada, o grupo irá fazer alongamento com orientação profissional do educador físico do CRI. O trajeto é ao redor do complexo hospitalar do Mandaqui.

Não é necessário fazer inscrição previamente para participar das atividades. O CRI fica na rua Cesar Zama, número 1, Santana. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3972-9200.

Programação

Segunda-feira (23 de janeiro)

14h
“CineCRI Mostra de Cinema – Olhares Paulistanos”
Exibição do documentário “Efeito Reciclagem”
Local: auditório Luiz Roberto Barradas Barata no CRI

Terça-feira (24 de janeiro)

14h
Palestra “São Paulo e suas Memórias”
Professora Neuza Guerreiro de Carvalho
Local: auditório Luiz Roberto Barradas Barata no CRI

Quinta-feira (26 de janeiro)

14h
“CineCRI Mostra de Cinema – Olhares Paulistanos”
“Signo da Cidade”
Local: auditório Luiz Roberto Barradas Barata no CRI

Sexta-feira (27 de janeiro)

8h
Caminhada Aniversário de São Paulo
Ponto de saída: CRIOsque

14h
“CineCRI Mostra de Cinema – Olhares Paulistanos”
Exibição do filme “Sobre Rios e Córregos”
Local: auditório “Luiz Roberto Barradas Barata”, no CRI

Nenhum comentário: